Programa será exibido neste sábado na Rede Minas, a partir das 11 horas da manhã

Responsável por articular as ações educacionais desenvolvidas na escola, o Projeto Político Pedagógico deve envolver educadores, alunos e toda a comunidade escolar. A importância desse instrumento é o tema do programa ‘Roda de Conversa’ que vai ao ar neste sábado (30/11), a partir das 11 horas, na Rede Minas. Idealizado pela Magistra – Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores e a Assessoria de Comunicação Social da Secretaria de Estado de Educação, o programa é uma parceria com a emissora.

Programa vai ao ar neste sábado às 11 horas da manhã, na rede Minas. Crédito: Divulgação SEE

Entre os convidados que irão discutir o papel do Projeto Político Pedagógico nas escolas está Ilma Passos, doutora e pós doutora em educação pela Universidade Estadual de Campinas e membro da Comissão de Supervisão Pedagógica de Cursos de Formação de Professores da Secretária de Educação do Ministério da Educação; Celso Vasconcelos, doutor em educação pela Universidade de São Paulo e mestre em História e Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; e Ana Lúcia Amaral, mestre em Sociologia e doutora em educação pela Universidade de Stanford.

Para Celso Vasconcelos, o Projeto Político Pedagógico deve estar articulado com as iniciativas desenvolvidas pela escola. “Ele é um ‘guarda-chuva’ e todos os outros projetos da escola devem estar incorporados nele. O Projeto Político Pedagógico não é a soma dos projetos, ele é um projeto próprio”.

Já Ana Lúcia Amaral ressalta que todos os atores envolvidos no dia a dia da escola, como alunos, professores e comunidade escolar, devem fazer parte da composição do Projeto. “É muito importante que as pessoas planejem juntas o projeto e que, ao planejar, eles saibam o porquê estão fazendo”.

Como cada escola possui sua peculiaridade, Ilma Passos destaca que cada Projeto é único e pode ser considerado a identidade da escola. Além disso, a especialista afirma que a formação continuada do professor deve fazer parte do Projeto. “O Projeto na verdade é um movimento. Esse movimento que a escola faz para a construção do Projeto gera uma metodologia de trabalho coletiva e participativa. Então, ele também é um processo de formação e se a escola não prevê dentro das metas uma formação do professor para além daquilo que ele já teve na sua licenciatura, o projeto pode cair em um pequeno déficit. Cabe à escola propiciar a formação do professor atrelado a prática que a ela já desenvolve”.

Programa

O 'Roda de Conversa' debate temas relevantes do cotidiano escolar sob a perspectiva pedagógica e conta com participação de três especialistas mediados por um jornalista. Divido em três blocos, com duração média de 52 minutos, o programa exibe matérias jornalísticas abordando o assunto discutido. Também é disponibilizado para download no Canal YouTube da Magistra e na página do Centro de Referência Virtual do Professor (CRV). Até o final do ano, serão produzidos dez programas.

Quem quiser participar enviando sugestões de temas ou comentários, basta ligar para (31) 3379-8289 ou enviar e-mail para magistra.rodadeconversa@educacao.mg.gov.br.

Enviar para impressão