Em exposição, os gestores das 47 regionais também puderam trocar experiências sobre os trabalhos desenvolvidos em cada Superintendência

Essa semana, os 47 diretores das Superintendências Regionais de Ensino (SRE) do Estado estiveram em Belo Horizonte e participaram da última reunião gerencial de 2013, na Cidade Administrativa. Entre os diversos assuntos debatidos no encontro da última terça-feira (26/11) estava a Resolução sobre Quadro de Pessoal das Escolas Estaduais. O documento, publicado no início deste mês, estabelece normas para a organização do quadro de pessoal das escolas estaduais em 2014. Uma delas está relacionada à diurnização da educação básica.

A Resolução sobre Quadro de Pessoal das Escolas Estaduais foi um dos temas destacados no último encontro gerencial de 2013. Crédito: Lígia Souza ACS SEE

“Nós estamos dando um grande passo no sentido de ampliar a diurnização da educação básica. A média nacional da oferta no turno diurno é de 68% e nós, na rede estadual em Minas, já atingimos 78%, que é o melhor resultado do país. Mas queremos aumentar a oferta diurna, porque a qualidade do ensino fica mais assegurada, a segurança dos alunos, a organização do sistema (...). Certamente, os jovens precisam estudar de dia. Discutimos vários assuntos para o encerramento deste ano e já com as prévias do ano que vem”, afirma a secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola.

Para a diretora da Superintendência Regional de Ensino Metropolitana A, Elci Pimenta Costa Santos, a reunião foi esclarecedora, uma vez que trouxe orientações sobre os aspectos destacados na Resolução. “Ela veio trazendo informações novas, questões da melhoria da qualidade da educação com essa nova resolução, colocando o turno diurno como prioridade. Nós sabemos que isso vai ser muito importante”, destaca.

Na Secretaria de Estado de Educação, as reuniões gerenciais são realizadas periodicamente. Durante esses encontros, a equipe central da SEE e os diretores regionais discutem e estabelecem ações sobre questões pedagógicas, administrativas, rede física e tecnologias educacionais. “Todas as vezes que eu precisei, a Secretaria sempre foi muito solícita, nunca me desamparou nos momentos mais difíceis e felizes. Tenho dois anos de SRE e a gente se sente ainda um pouco fragilizado, tudo é novo. Tivemos um excelente apoio”, avalia a diretora da Superintendência de Caxambu, Dalva Maria Guedes de Freitas Bolzoni Ilha.

Em exposição, os gestores das SREs tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho que seus colegas de todo o Estado desenvolvem. Crédito: Lígia Souza ACS SEE

Troca de Experiências

Além das reuniões, os gestores das SREs tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho que seus colegas de todo o Estado estão fazendo. Foi organizada pela Secretaria uma exposição de portfólios com todos os trabalhos realizados por cada regional ao longo desse ano.

“Acho que isso é muito importante, porque as experiências positivas de um passa para outros, e assim há uma unidade maior no Estado”, acredita Elci Pimenta Costa Santos, diretora da SRE Metropolitana A.

Eduardo Fernandes Callegari, diretor da SRE de Uberaba, já sabe o que vai levar à sua regional. “Essa troca de experiências é muito positiva. Há muito que podemos levar para a nossa SRE para implantar lá. Por exemplo, Uberlândia, que está levando muito o Programa de Intervenção Pedagógica para dentro das escolas municipais. Agora, eu vou dar uma assistência maior nesse sentido”.

Semana de agendas

Além do encontro gerencial e da visita à exposição, os diretores das Superintendências participaram de uma agenda com a Conspiração Mineira pela Educação na qual puderam saber mais sobre a ‘Feira das Profissões - Educação para o mundo do trabalho’, realizada na Escola Estadual Hílton Rocha, na capital. O encontro foi realizado no último dia 25.

Ainda na segunda-feira, os gestores regionais participaram da entrega das premiações da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), que contou com a presença do governador Antonio Anastasia.

Enviar para impressão