Estudante do 2º ano do ensino médio Escola Estadual Professora Francisca Pereira Rodrigues conquistou o 2º lugar do Prêmio Jovem Cientista
O incentivo ao uso consciente da água rendeu à aluna do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Professora Francisca Pereira Rodrigues, do município de Piraúba, da Zona da Mata Mineira, um reconhecimento nacional. Com o projeto “Chiquita economizando água - hábitos inadequados e hábitos adequados”, Thaís Rocha Arrighi conquistou o 2º lugar da categoria Estudante de Ensino Médio do Prêmio Jovem Cientista.
“Queria saber a quantidade de água usada na escola. Então elaborei um questionário para os servidores, que tinha perguntas como quantos baldes de água são utilizados para limpeza dos banheiros e das salas de aula. Depois fiz uma média de quantos litros de água eram gastos. A escola gastava cerca de 2.184 litros por mês e esse número é muito alto”, ressalta Thais. Além de espaços da escola, como laboratórios de informática e ciências, sala dos professores e biblioteca, a escola conta com 11 salas de aula.
A partir da observação, a estudante resolveu agir. Sob a orientação da professora de Matemática, Arlete Aparecida Marcione Juste, Thais propôs para a direção da escola um pacto de responsabilidade, no qual alunos, professores e demais servidores da escola se comprometeram a realizar ações que pretendiam evitar o desperdício de água.
“O termo fala que não podemos deixar as torneiras abertas, evitar usar muitos baldes de água para lavar os corredores e outros espaços. Implantamos também uma ideia que incentiva os alunos a trazerem garrafinhas de água para escola. O projeto nasceu por uma ideia minha, mas toda escola está participando”, afirma Thais.
Depois de atingir o objetivo do projeto e conquistar o segundo lugar no Prêmio Jovem Cientista, a estudante Thaís Rocha Arrighi, ressalta que valeu a pena. “Alcançamos o objetivo que era conscientizar os alunos e servidores da escola. A conscientização de todos, além de gerar economia financeira, gera cidadãos melhores. Estou muito feliz por ter me destacado no Prêmio. É um incentivo a mais”.
Em dezembro, Thaís receberá como prêmio um laptop das mãos da presidente Dilma Rousseff, durante cerimônia no Palácio do Planalto.
Protagonismo juvenil
Segundo a diretora da escola, Andressa Demolinari Neiva, na instituição os alunos são constantemente incentivados a desenvolverem ações com foco no protagonismo juvenil. “Essa parceria entre alunos, professores e direção é muito importante. Eu, como gestora, aprovo iniciativas como essas. O trabalho da Thais envolveu inicialmente o turno da manhã, mas foi contagiando os outros turnos. Hoje toda escola desenvolve ações com foco no uso consciente da água”, destaca.
Prêmio Jovem Cientista
Iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Prêmio Jovem Cientista premia projetos de estudantes do país desde 1981. Esse ano, o Prêmio que teve o tema Água – desafios da sociedade, bateu recorde de inscrições. Recebeu 3.226 inscrições de todo o país, sendo 2.541 na categoria Estudante do Ensino Médio. O Prêmio também conta com as categorias “Mestre e Doutor” e “Estudante do Ensino Superior”. Para conferir a lista completa dos premiados acesse o link http://www.jovemcientista.cnpq.br.