Atividades serão realizadas até o dia 22 de novembro

Até a próxima sexta-feira (22-11), o aluno do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Rui Barbosa, no município de Campestre, Willian Alexander Ramos, estará vivenciando a rotina parlamentar. Representante de Minas Gerais na ‘6ª edição do Concurso de Redação do Senado Federal’, o estudante foi selecionado após escrever uma redação com foco na temática ‘Buscar voz para ter vez: cidadania, democracia e participação’.

A legislatura dos 27 estudantes que participam do programa ‘Jovem Senador’ terá duração de três dias. A rotina parlamentar se inicia com a posse dos jovens senadores e a eleição da Mesa. Os trabalhos serão encerrados com a aprovação dos projetos e a consequente publicação no Diário do Senado Federal.

 Legislatura dos estudantes terá duração de três dias. Foto: Divulgação/ Jovem Senadore

Na programação da visita dos estudantes brasileiros estão previstas ainda visitas institucionais a outros órgãos públicos e pontos turísticos de Brasília.

‘6º Concurso de Redação do Senado Federal’

O concurso é dividido em três etapas: a primeira é na escola, a segunda no estado e, por último, no Distrito Federal. Inicialmente, a escola escolhe o texto de um aluno para representá-la. Este texto é encaminhado à Secretaria de Estado de Educação, que seleciona as três melhores redações do Estado. Na etapa nacional, são avaliados os primeiros lugares de todas as unidades da federação e, assim, selecionados os três primeiros lugares do País. Este ano, o primeiro lugar do concurso foi dado à estudante Aline da Conceição Andrade, do Acre.

Programa Senado Jovem Brasileiro

O Programa Senado Jovem Brasileiro, criado por meio da Resolução nº 42, de 2010, engloba o Projeto Jovem Senador e o Concurso de Redação do Senado Federal. O nome síntese Jovem Senador é utilizado para referir-se ao conjunto das atividades do Programa.

A iniciativa é um projeto anual, que proporciona aos estudantes do ensino médio das escolas públicas estaduais e do Distrito Federal, de até 19 anos, conhecimento acerca da estrutura e do funcionamento do Poder Legislativo no Brasil.

Para participar, as instituições de ensino são convidadas a promover um concurso de redação interno entre os alunos com o tema de 2013 “Buscar voz para ter vez: cidadania, democracia e participação” e enviar o melhor texto à correspondente Secretaria de Educação . Os autores das 27 melhores redações – um por unidade da Federação – serão automaticamente selecionados para vivenciar, em Brasília, o processo de discussão e elaboração das leis do País, simulando a atuação dos Senadores da República

Enviar para impressão