Iniciativa é promovida pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão
Regina Crosara é professora de Biologia da Escola Estadual Professor José Ignácio de Sousa, em Uberlândia, e conquistou, nesta terça-feira (12-11), o primeiro lugar da modalidade ‘Experiências e iniciativas de sucesso realizadas sem auxílio técnico/financeiro‘ da 8º edição do Prêmio Excelência em Gestão.
A educadora conquistou o prêmio com o projeto ‘ Menores ciclos de vida dos resíduos sólidos no espaço escolar: da ação à educação’. A iniciativa consiste na revitalização dos jardins da escola e na conscientização da comunidade escolar quanto a destinação correta dos resíduos. Além estimular a coleta seletiva, a educadora estimula o uso dos orgânicos na compostagem.
“Estamos agindo na tentativa de educar. Não adianta só ficar falando, temos que agir. Tenho um grupo de alunos fixos que me ajudam e outros que são voluntários. O objetivo é mostrar para os estudantes a importância de um ambiente agradável. Já doamos mais de 500 quilos de recicláveis para uma empresa e cerca de 600 quilos de orgânicos para compostagem”, conta Regina Crosara ao destacar a importância do projeto.

Em relação ao prêmio conquistado, a educadora afirma que é um incentivo a mais para a continuação do trabalho. “Me sinto muito honrada em receber esse prêmio. Espero que seja um incentivo para os meus colegas também”. Ao conquistar o primeiro lugar, Regina Crosara levou o prêmio de R$ 8 mil.
O projeto ‘Simade – Sistema Mineiro de Administração Escolar’, desenvolvido pelos servidores da Superintendência de Informações Educacionais da Secretaria de Estado de Educação, Júlia Drumond Campos e Silva, Wagner Eustáquio Oliveira da Costa e Vânia Cristina Liberato, esteve entre os finalistas do Prêmio, que este ano contou com mais de 130 trabalhos inscritos.
“O nosso projeto é uma apresentação do sistema, com enfoque na participação de todos. O Simade tem atualização constante e dá agilidade e transparência à gestão”, conta Júlia Drumond Campos e Silva. O Simade já está implementado em todas as escolas da rede estadual.
Reconhecendo boas ideias
Durante a cerimônia de premiação, o governador Antonio Anastasia ressaltou a importância de estimular boas ideias. “Se há uma coisa que jamais podemos ter preconceito é com as ideias. Elas surgem, nascem, amadurecem e dão seus frutos. É importante estimular e fomentar para que os servidores do Estado possam apresentar alternativas que melhorem seu cotidiano”, afirmou.
Já a secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola, parabenizou os servidores premiados. “Nós ficamos muito satisfeitos com esse prêmio, que incentiva as boas ideias e boas práticas e ainda valoriza o trabalho dos profissionais do governo de Minas. E mais especialmente, porque a educação tem concorrido sempre e se destacado nas várias modalidades. Além disso, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater) apresentou um projeto, que também foi premiado, que criou um sistema de aquisição de produtos da agricultura familiar para a merenda escolar. Já a Secretaria de Estado de Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e do Norte de Minas (Sedvan) apresentou um projeto da alfabetização solidária e inclusiva. Então, além do projeto premiado, duas outras iniciativas que se destacaram foram projetos que terão impacto na vida escolar”.
O prêmio
O 8º Prêmio Excelência em Gestão Pública é organizado pela Diretoria Central de Gestão de Desenvolvimento do Servidor, da Superintendência Central de Políticas de Recursos Humanos. É destinado aos servidores que trabalham na administração direta, autárquica e fundacional do poder executivo estadual, além de empregados públicos e estagiários em exercício nas empresas públicas subsidiadas pelo Tesouro do Estado: Emater, Epamig e Rádio Inconfidência.
Criado em 2005, o prêmio é uma importante ferramenta de reconhecimento de projetos inovadores implementados e uma oportunidade de estímulo a novas ideias que contribuam para melhorar a prestação de serviços públicos.
A oitava edição do prêmio recebeu 139 trabalhos de servidores e estagiários do Governo de Minas e destes 108 foram encaminhados para avaliação da Comissão por atenderem os requisitos especificados no Edital. As categorias para os trabalhos de servidores foram definidas como “Experiências e ideias inovadoras implementáveis”; “Experiências e iniciativas de sucesso realizadas sem auxílio técnico/financeiro” e “Experiências e iniciativas de sucesso realizadas com auxílio técnico/financeiro”. Os estagiários concorrem na modalidade “Experiências e ideias inovadoras implementáveis”.