Intercâmbio de Diretores Escolares do Estado de São Paulo a Minas Gerais’ vai até a próxima sexta-feira

Quando se fala em educação, os estados de Minas Gerais e São Paulo têm muitas características em comum e experiências que podem ser compartilhadas. Isso é o que vem mostrando o ‘Intercâmbio de Diretores Escolares do Estado de São Paulo a Minas Gerais’, que será realizado até o dia 08 de novembro. O intercâmbio conta com a participação de oito diretores de escolas públicas e de representantes da Secretaria de Estado de Educação de São Paulo, que ao longo dessa semana conhecem um pouco da experiência mineira em educação.

O Reinventando o Ensino Médio, o Programa de Intervenção Pedagógica (PIP), o Processo de Indicação de Diretor e de Vice-Diretor, Certificação Ocupacional e Colegiados Escolares são algumas das ações desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais que já foram apresentadas aos gestores. Mas o que realmente chamou a atenção de Cristina Mabelini foram os programas de Formação continuada dos profissionais da educação.

Intercâmbio será realizado até o dia 08 de novembro. Foto: Geanine Nogueira ACS/SEE

Cristina Mabelini é diretora do Departamento de Educação Continuada da Escola de Formação de Professores (EFAP), a escola oferece cursos presenciais e a distância com foco no aperfeiçoamento e no desenvolvimento profissional dos servidores da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Ao conhecer a Magistra – Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores de Minas Gerais, a gestora já identificou pontos que podem ser foco de trocas de experiências.

“Assim como nós, aqui em Minas vocês produzem muitos seminários e materiais, que podemos trocar. Trouxe um kit que fala um pouco sobre a nossa escola e já troquei número de telefone com a professora Ângela Dalben, que é diretora da Magistra. Já começamos a construir uma possível parceria”, ressalta Cristina Mabelini.

Cristina Mabelini destaca ainda a importância da troca de experiências. “Nossos estados têm muitas semelhanças e um objetivo comum, que é promover a aprendizagem dos alunos. Esse Intercâmbio está sendo tudo de bom”, conclui.

Visita às escolas

A partir desta quarta-feira (06-11), os gestores da rede pública de São Paulo iniciam uma série de visitas às escolas estaduais mineiras. As visitas são em instituições que ofertam o projeto Educação em Tempo Integral, o Reinventando o Ensino Médio, entre outras iniciativas da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais.

Enviar para impressão