Entre os dias 18 e 22 de novembro, Willian Alexander Ramos representará o estado no Programa Senado Jovem Brasileiro

O estudante do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Rui Barbosa, no município de Campestre, Willian Alexander Ramos, terá a oportunidade de vivenciar uma rotina diferente. Entre os dias 18 e 22 de novembro, ele e mais 26 estudantes brasileiros terão a oportunidade de conhecer um pouco mais da estrutura e do funcionamento do Poder Legislativo no Brasil. Os estudantes do ensino médio foram selecionados após participarem da ‘6ª edição do Concurso de Redação do Senado Federal’.

Seguindo a temática ‘Buscar voz para ter vez: cidadania, democracia e participação’, Willian Alexander Ramos, buscou inspiração na vida do escritor Monteiro Lobato. “Ainda não tinha pensado em como abordar o tema, até que em uma aula de Literatura que falava sobre o Monteiro Lobato percebi que além de escritor ele foi um pensador que atuou nos jornais e que tinha muitas ideias inovadoras. Então resolvi trazer os objetivos dele para o meu texto”, afirma.

Willian Alexander Ramos representará Minas Gerais na 6ª edição do Concurso de Redação do Senado Federal’. Foto: Arquivo Pessoal

Para o estudante, participar do Jovem Senadores é uma vitória. “Esse foi o primeiro ano que participei do concurso. Fiquei muito feliz por essa conquista e vou utilizar essa vitória para tentar construir um país diferente”, conclui Willian Alexander Ramos.
A legislatura dos 27 estudantes que participam do programa ‘Jovem Senador’ terá duração de três dias. A rotina parlamentar se inicia com a posse dos jovens senadores e a eleição da Mesa. Os trabalhos são encerrados com a redação dos autógrafos, aprovação dos projetos e a consequente publicação no Diário do Senado Federal.

‘6º Concurso de Redação do Senado Federal’

O concurso é dividido em três etapas: a primeira é na escola, a segunda no estado e, por último, no Distrito Federal. Inicialmente, a escola escolhe o texto de um aluno para representá-la. Este texto é encaminhado à Secretaria de Estado de Educação, que seleciona as três melhores redações do Estado. Na etapa nacional, são avaliados os primeiros lugares de todas as unidades da federação e, assim, selecionados os três primeiros lugares do País. Este ano, o primeiro lugar do concurso foi dado à estudante Aline da Conceição Andrade, do Acre.

Programa Senado Jovem Brasileiro

O Programa Senado Jovem Brasileiro, criado por meio da Resolução nº 42, de 2010, engloba o Projeto Jovem Senador e o Concurso de Redação do Senado Federal. O nome síntese Jovem Senador é utilizado para referir-se ao conjunto das atividades do Programa.
            
A iniciativa é um projeto anual, que proporciona aos estudantes do ensino médio das escolas públicas estaduais e do Distrito Federal, de até 19 anos, conhecimento acerca da estrutura e do funcionamento do Poder Legislativo no Brasil.

Para participar, as instituições de ensino são convidadas a promover um concurso de redação interno entre os alunos com o tema de 2013 “Buscar voz para ter vez: cidadania, democracia e participação” e enviar o melhor texto à correspondente Secretaria de Educação . Os autores das 27 melhores redações – um por unidade da Federação – serão automaticamente selecionados para vivenciar, em Brasília, o processo de discussão e elaboração das leis do País, simulando a atuação dos Senadores da República.

Enviar para impressão