5ª edição da Olimpíada Nacional de História do Brasil foi realizada nos dias 19 e 20 de outubro em Campinas

Aspectos da história do Brasil marcaram o final de semana de um grupo de estudantes da rede estadual de ensino. Composta por alunos da Escola Estadual David Campista, em Poços de Caldas, a equipe ‘Aleijadinhos’ conquistou medalha de bronze na 5ª edição da Olimpíada Nacional de História do Brasil, que foi realizada nos dias 19 e 20 de outubro em Campinas.

Equipe Aleijadinhos é composta por alunos da Escola Estadual Divid Campista, de Poços de Caldas. Foto: Arquivo pessoal

Dividida em cinco fases online e uma fase final, que é presencial, a competição é voltada para estudantes 8º e 9º ano do ensino fundamental ou do ensino médio de escolas públicas e privadas de todo o país. Este ano, 301 equipes se classificaram para a etapa final. Dessas 15 conquistaram medalhas de ouro, 25 faturaram medalha de prata e 35 ganharam medalha de bronze.

Para o aluno do 2º ano do ensino médio e integrante da equipe, Luiz Augusto Bonilha de Oliveira, participar da competição foi uma experiência única. “Eu não era muito fã de História, mas depois de participar da Olimpíada aprendi a gostar muito. As questões da competição abordavam temas interessantes e que nos estimulavam a estudar”, conta.

Essa foi a primeira vez que a equipe participou da competição e para o estudante ser premiado foi uma grande surpresa. “Nos esforçamos muito. Reuníamos, pelo menos, três vezes por semana para responder as questões. Foi uma surpresa muito grande quando falaram que nossa equipe tinha sido premiada. Espero poder participar novamente no ano que vem e buscar o ouro.  Também quero incentivar a participação de outras equipes do município”, afirma Luiz Augusto.

A equipe ‘Aleijadinhos’ foi orientada pelo professor de História, Carlos Roberto de Oliveira Costa. O educador ressalta os benefícios que participar da Olimpíada trouxe para ele e para os alunos. “Os benefícios são grandes. O trabalho necessita do empenho individual, mas também da cooperação em equipe. As provas colaboram para o crescimento pessoal e para o amadurecimento deles como alunos. Como professor me ajudou a encontrar novas dinâmicas para trabalhar algumas questões”.

A etapa final da 5ª edição da Olimpíada Nacional de História do Brasil é composta por uma prova dissertativa, onde os alunos respondem a questões ligadas à história do Brasil.

Olimpíada Nacional de História do Brasil

Realizada pelo Departamento de História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp, em 2013, a fase final da competição reuniu cerca de duas mil pessoas. Todos os estados estiveram representados.

Leia mais

- Rede estadual de Minas Gerais terá duas escolas participando da etapa final da Olimpíada Nacional de História do Brasil