Última fase da competição será realizada entre os dias 19 e 20 de outubro

Para alunos de duas escolas da rede estadual de ensino, este final de semana será dedicado à pesquisa histórica. Compostas por estudantes, as equipes Aleijadinhos, da Escola Estadual David Campista, no município de Poços de Caldas, e Motirõ, da Escola Estadual Padre Rogério Abdala, em Monsenhor Paulo, foram classificadas para a fase final da 5ª edição da Olimpíada Nacional de História do Brasil que será realizada nos dias 19 e 20 de outubro em Campinas.

A Olimpíada Nacional em História do Brasil é uma competição nacional da qual podem participar equipes compostas por alunos do 8º e 9º ano do ensino fundamental ou do ensino médio, orientados por um professor de História. A competição é dividida em cinco fases online e uma fase final, presencial. Ao todo, 301 equipes de escolas públicas e privadas brasileiras se classificaram para a etapa final da Olimpíada.

Para a integrante da equipe Aleijadinhos, Letícia Moreira Pinto, participar da fase final da Olimpíada é uma grande conquista. “Estamos aproveitando todos os minutos para estudar e esperamos conseguir uma medalha. Só de ter chegado ate aqui já é uma vitoria”, essa foi a primeira vez que os integrantes da equipe participaram da competição.

Também é a primeira vez que os integrantes da equipe Motirõ participam da competição. A professora de História, Rosiane Cristina Silva Cauvilla, ressalta os aspectos que influenciaram na classificação da equipe. “Atribuo nossa classificação à dedicação dos alunos. Eles dispensaram muito tempo para estudar. Íamos para a escola no contraturno para analisar as questões. Levantávamos várias hipóteses até chegar em uma resposta próxima daquilo que foi pedido”, ressalta.

Olimpíada Nacional de História do Brasil

Realizada pelo Departamento de História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp, entre os dias 19 e 20 de outubro, a competição reunirá cerca de duas mil pessoas. Todos os estados estão representados entre as 301 equipes convocadas para a etapa presencial. A programação inclui – além de prova dissertativa para os estudantes – palestra para os professores, cerimônia de premiação e confraternização com show de rock. Vencedores serão conhecidos no domingo, no Ginásio do Guarani.