Etapa final da educação básica será tema do programa exibido na Rede Minas, a partir das 11 horas, após o Plantão Enem

Neste sábado o tema da educação que será pautado no programa ‘Roda de Conversa’ será o ensino médio. Os três últimos anos da educação básica é um dos desafios da educação nacional e será discutido com especialistas a partir das 11 horas da manhã, na Rede Minas. “Se num certo sentido no ensino fundamental conseguimos avançar um pouco, no ensino médio esse é o tempo dos desafios. O que um estudante que tem 18 anos precisa saber em História, em Biologia, em Matemática e o que ele não precisa saber e nós ainda continuamos ensinando?”. Avalia o professor Ricardo Fenati, um dos responsáveis pela elaboração do Reinventando o Ensino Médio, da Secretaria de Estado de Educação e dos convidados do programa.

Também participam do programa que terá como tema o “ensino médio e juventude: os desafios das novas propostas” Antonio Ibañez Ruiz, conselheiro da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação e membro da Assessoria do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Ministério de Ciência e Tecnologia e Carlos Roberto Jamil Cury, professor emérito da Universidade Federal de Minas Gerais e pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq ).

Desafios do ensino médio serão debatidos no programa Roda de Conversa deste sábado, na Rede Minas. Crédito: Divulgação SEE

O ensino médio está no centro das preocupações de pesquisadores, analistas, professores, alunos pais e dos responsáveis pela implementação de políticas públicas. Na opinião de Antonio Ibañez Ruiz, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, é clara quando diz que essa é a etapa final da educação básica e deve preparar para o mercado de trabalho, para a continuação dos estudos e permitir uma formação cidadã.  “Isso é o mais relevante, preparar todos os estudantes focando nessas três dimensões”, afirma.

Para o professor Carlos Roberto Jamil Cury, essa etapa de ensino se reconfirgurou. “O ensino médio que até o final dos anos 80 sempre foi um lugar das elites, muito recentemente se tornou caminho para as classes populares e vem sendo incorporado por grupos urbanos das periferias, mais a grande pergunta é: como traduzir essas três dimensões do trabalho, da cidadania e eventualmente da continuidade de estudos para esse novo perfil de alunos?”, provoca o professor.

O próprio Cury indica um caminho. “Temos que pensar a articulação do ensino médio com a educação profissional, todos estamos desafiados: as instituições que formam, as secretarias estaduais que têm responsabilidade sobre o ensino médio e, além disso, também há responsabilidade da União”, salienta.

O programa traz ainda informações sobre a Educação de Jovens e Adultos, além disso, a equipe do ‘Roda de Conversa’ foi às escolas perguntar qual a opinião dos alunos da rede estadual e o que eles esperam desta etapa final do período escolar.

Roda de Conversa

O programa ‘Roda de Conversa’ é idealizado pela Magistra – Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores e a Assessoria de Comunicação Social da Secretaria de Estado de Educação, e tem a parceria com a Rede Minas de Televisão. A iniciativa destaca o debate de temas do cotidiano escolar sob a perspectiva pedagógica.

O ‘Roda de Conversa’ também pode ser visto no Canal Minas Saúde, que vai ao ar na segunda-feira, em dois horários, às 11h30 e 17h30 com reprises às quartas, em dois horários, às 11h30 e às 18h. Também está disponível para download no Canal YouTube da Secretaria e na página do Centro de Referência Virtual do Professor (CRV).

Interessados em participar podem enviar sugestões de temas, comentários, dúvidas ou críticas para o e-mail magistra.rodadeconversa@educacao.mg.gov.br ou ligar para (31) 3379-8289.

Enviar para impressão