Escolas da Superintendência Regional de Ensino Patos de Minas compartilham boas práticas voltadas aos cinco primeiros anos do ensino fundamental
Na Escola Estadual Monsenhor Fleury, em Patos de Minas - Alto Paranaíba – o uso da criatividade é o ponto forte no trabalho com os alunos dos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano). Enquanto nas aulas de Matemática maquetes são utilizadas para o ensino da geometria, o hábito da leitura é estimulado com o uso da ‘mala viajante’, em que os alunos levam livros para a casa. O envolvimento das famílias na rotina escolar de seus filhos é feito a partir de jogos pedagógicos que promovem a interação de pais e filhos. Todas essas ações são apresentadas pela escola a outras instituições de ensino da rede estadual da Superintendência Regional de Ensino de Patos de Minas, a partir do projeto ‘Compartilhar para Crescer’, da Secretaria de Estado de Educação (SEE).

“Compartilhar é uma palavra intrigante, porque significa que algo que você considera seu poderá ser utilizado por outra pessoa, mas com sua permissão. Significa estar disposto para contribuir ao crescimento do outro, o que está atrelado ao seu próprio conhecimento”, explica a diretora da escola, Ivone Teixeira Dias Vaz.
O projeto busca oportunizar o intercâmbio de ações e experiências exitosas entre as escolas estaduais, com o objetivo de aperfeiçoar a gestão pedagógica, alavancar o processo de ensino aprendizagem, compartilhar experiências positivas e, consequentemente, melhorar os resultados educacionais, estabelecendo parcerias entre as escolas dos anos iniciais do ensino fundamental.

Na Superintendência Regional de Ensino de Patos de Minas, um grupo de escolas, composto por diretores e especialistas educacionais, visita outras instituições da rede estadual de ensino da educação básica da própria Superintendência para conhecer as boas práticas desenvolvidas com foco nos cinco primeiros anos do ensino fundamental. A partir dessas experiências, essas escolas complementam seus projetos pedagógicos, com o objetivo de alavancar o aprendizado de seus alunos.
“As escolas pegam sugestões, fotografaram e até adquirem cópias dos projetos. A partir daí elas têm um cronograma de ações a ser cumprido. Todo o trabalho tem o acompanhamento das equipes do Programa de Intervenção Pedagógica dos anos iniciais do órgão central e da regional de ensino”, explica a diretora educacional da SRE de Patos de Minas, Mary de Fátima Barcelos.
Legado da iniciativa
Entre as instituições de ensino que foram conhecer as boas práticas desenvolvidas pela Escola Estadual Monsenhor Fleury, está a Escola Estadual Padre Almir Neves de Medeiros, também em Patos de Minas. De acordo com a supervisora pedagógica para os anos iniciais do ensino fundamental, Silene da Consolação Braga, essas visitas são extremamente enriquecedoras e possibilitam aos educadores um outro olhar para suas práticas educacionais.
“Estou gostando muito, porque traz novas ideias que podem ser implementadas na escola ainda este ano ou a partir do ano que vem. Uma das coisas que mais gostei são as iniciativas voltadas à contação de histórias. O legal é que as ações não param nos relatos, mas têm todo um trabalho de intervenção feito pelos professores após o momento de contação”, explica a supervisora.
Compartilhar para crescer
O Programa Compartilhar para Crescer foi lançado pelo Governo de Minas, no ano passado. A iniciativa desenvolvida pela Secretaria de Estado de Educação selecionou cerca de 700 escolas de educação básica de todo o Estado para participarem da ação.