Escola Estadual Professor Antônio Gomes Moreira, no município de Joaíma realiza concurso com tema da atualidade

Com a proximidade do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que será aplicado nos dias 26 e 27 de outubro, a Escola Estadual Professor Antônio Gomes Moreira, em Joaíma, no Jequitinhonha, usou da criatividade para investir na preparação de seus alunos. Nesta terça-feira (08) será realizado o ‘Concurso de Redação’ que tem como objetivo testar os estudantes em uma das habilidades avaliadas pelo exame que este ano será aplicado a mais de 7,8 milhões de brasileiros. O tema da redação, que tem foco na atualidade, só será revelado aos estudantes na hora da prova.

Em clima de expectativa, o que não falta são palpites sobre o assunto. “Eu acho que pode ser sobre as manifestações do meio do ano, porque é uma coisa que está no auge, mexe com todo mundo”, acredita a estudante do 3º ano do ensino médio, Joyce Laurindo Lisboa. Ela se inscreveu para o Enem e, a partir do exame, vai buscar uma vaga no curso de Engenharia Ambiental.

Alunos do ensino médio durante a inscrição para o concurso de redação da Escola Estadual Professor Antônio Gomes Moreira, em Joaíma, no Jequitinhonha. Crédito: Divulgação Arquivo da Escola

Para que os alunos se sintam no ‘clima’ no exame, o ‘Concurso de Redação’ adotará os mesmos critérios avaliados pelo Enem.  Serão competências avaliadas nas provas: demonstrar domínio da norma culta da língua escrita; compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo; selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista; demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a     construção da argumentação; elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 

“Colocamos essas competências para que os alunos vejam que Enem possui critérios rigorosos na hora da correção e assim, eles precisam se preparar. A correção não será feita professores da própria escola, porque assim manteremos uma imparcialidade. É a primeira vez que realizamos o concurso, mas queremos dar continuidade a essa ação estimulando a responsabilidade que os alunos devem ter em relação ao Enem”, explica a professora de uso da biblioteca, Zilma Trindade.

Com a realização da iniciativa, a proposta dos educadores da escola é estimular os alunos a escreverem com fluência, argumentação e censo crítico sobre textos e assuntos variados, a partir da norma culta e outros critérios estabelecidos.
“Eu achei muito interessante esse concurso de redação, porque eu nunca participei do Enem e vou ter uma noção de como ele é. O que eu errar aqui, eu vou procurar aprimorar para o Enem”, explica o estudante do 3º ano do ensino médio, Enilton Silva Botelho Júnior. Ele deseja cursar Engenharia Civil.

A Comissão Julgadora do concurso será composta por professores de Língua Portuguesa da cidade e servidores da Superintendência Regional de Ensino de Almenara. Os autores das três melhores redações serão premiados.

Enem

Os cartões de informação com os locais de provas dos candidatos já estão disponíveis no site: http://enem.inep.gov.br/. Além do acesso virtual, os cartões estão sendo entregues pelos correios até 18 de outubro.

As provas do Enem serão aplicadas nos dias 26 e 27 de outubro, com início às 13 horas. No primeiro dia de aplicação dos testes, os candidatos farão questões de ciências humanas e ciências da natureza. A prova terá 4 horas e 30 minutos de duração. Já no segundo dia de provas, serão aplicadas as questões de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática. Nesse dia, a prova terá 5 horas e 30 minutos de duração.

Nos dois dias do Exame, os portões de acesso aos locais de provas serão abertos às 12 horas e fechados às 13 horas. Estará impedido o acesso do participante que se apresentar após o fechamento dos portões.

Enviar para impressão