Programa será exibido na Rede Minas, a partir das 11 horas da manhã

A edição deste sábado (05/10) do ‘Roda de Conversa’ vai debater a ‘Violência Escolar: suas formas de manifestação’. O programa fará um resgate histórico da temática, desde o início da escola pública, com o fim da Revolução Francesa, até os dias de hoje, mostrando as diferentes formas de violência ao longo dos anos e como a escola pode ajudar a construir comportamentos voltados à cultura da paz.  O ‘Roda de Conversa’ é uma idealização da Magistra – Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores e da Assessoria de Comunicação Social da Secretaria de Estado de Educação, em parceria coma Rede Minas. O programa será exibido a partir das 11 horas, na emissora.  

“A violência é um problema social que se manifesta na sociedade de diversas formas, mas a escola não é um espaço violento, a escola é um espaço de formação cidadã, de convivência, de interação, de construção, é lógico que há violência na escola, como há violência na sociedade”. Essa é a opinião da defensora Pública, Roberta Mesquita, coordenadora da área criminal de Belo Horizonte e Coordenadora do Fórum de Promoção da Paz Escolar (Forpaz). Ela está entre os especialistas que participam desta edição do programa.

 Programa será exibido na Rede Minas, a partir das 11 horas da manhã. Foto: Arquivo ACS/SEE

Par a doutora de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Eliane Castro Vilassanti, entre as ações que permeiam o conflito e a violência no ambiente escolar está a indisciplina. “O que ocorre nas escolas é que a interação entre alunos e professores, pode do conflito caminhar para um sentido de violência, mas entre conflito e violência você tem a indisciplina, você tem o sentimento de insegurança, o sentimento de pertencimento àquela comunidade escolar. É muito mais complexo do que buscar uma classificação: violência ou não violência”, pondera.

Na opinião do doutor em Sociologia pela Escola de Estudos Avançados em Ciências Sociais, Luiz Alberto de Oliveira Gonçalves, a escola mudou e está em um outro contexto onde é fundamental valorizar a socialização. “A indisciplina era uma coisa que as escolas sabiam lidar até determinados pontos, não era só expulsar, a forma de trabalhar com disciplina e indisciplina era diferente, a escola é um espaço de socialização, que envolve trabalhar com valores”, afirma.

O programa ainda conta com participação de Telma Vinha, professora de Psicologia Educacional da Faculdade de Educação da Unicamp, que ajuda a distinguir conceitualmente os termos conflito e violência. Para a pesquisadora, “as pessoas confundem muito qualquer tipo de conflito como violência: bullying, incivilidades, infrações, transgressões, são conflitos de natureza diferentes que requerem intervenções diferentes”.

Roda de Conversa

Interessados em participar do ‘Roda de Conversa’ podem enviar sugestões de temas, comentários, dúvidas ou críticas para o e-mail magistra.rodadeconversa@educacao.mg.gov.br ou ligar para (31) 3379-8289.

Enviar para impressão