Programa será exibido a partir das 11 horas
Inicialmente transmitido via internet, o programa ‘Roda de Conversa’ ganhará as salas de estar dos mineiros. A partir deste sábado (21), a iniciativa que debate temas do cotidiano escolar sob o ponto de vista pedagógico passa a fazer parte da programação da Rede Minas de Televisão'. O programa, com uma hora de duração, será exibido às 11 horas.
Estruturado a partir de um mediador e especialistas, o ‘Roda de Conversa’ busca o debate sobre temas que permeiam o dia a dia da educação. O programa é divido em três blocos e conta com a exibição de matérias jornalísticas gravadas em escolas estaduais.

“A partir da transmissão pela Rede Minas teremos a possibilidade de alcançar um maior número de professores da rede estadual e das redes municipais e também pessoas envolvidas de alguma maneira com a educação. Ao mesmo tempo, a nossa expectativa é que possamos ter um retorno maior da população que assiste ao programa”, afirma o coordenador da Assessoria de Comunicação Social da Secretaria de Estado de Educação, Marcílio Lana. O sinal da Rede Minas é transmitido para mais de 500 municípios mineiros.
Tema de estreia
O primeiro ‘Roda de Conversa’ transmitido pela Rede Minas vai discutir a Formação de Professores, abordando entre outras questões, a educação continuada. Dele participam Maria Luiza Martins Alessio, diretora de Apoio à Gestão do Ministério da Educação (MEC), Glaura Vasques de Miranda, professora emérita da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Ângela Dalben, diretora da Magistra.
“A Formação continuada, envolve todos os profissionais, todas as carreiras, no caso da educação é prioritário justamente porque somos nós educadores que formamos as gerações. Quando o Governo de Minas criou a Magistra, ela passou a ser um órgão muito importante para o conjunto das escolas e dos profissionais e o ‘Roda de Conversa’ é um dos programas que está dentro dessa proposta de formação continuada”, ressaltou Ângela Dalben.
Para a diretora de Apoio à Gestão do MEC, Maria Luiza Martins Alessio, o programa pode facilitar os diálogos entre governos, escolas e sociedade. “Nós temos que construir juntos um diálogo muito forte que eu tenho impressão que nessa Roda de Conversa a gente pode estabelecer. Além disso, a escola tem que entender que vivemos um momento novo em que há universidades engajadas, redes de formação engajadas e os governos estão engajados na oferta de oportunidades de formação”, ressaltou.
Um ano de programa
O ‘Roda de Conversa’ é idealizado pela Magistra - Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores e a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Educação, em parceria com a Rede Minas.
Desde que começou a ser transmitido pelo Canal Minas Saúde, em agosto de 2012, já foram exibidos 15 programas. Ao longo de seu primeiro ano de exibição, temas como ensino médio, avaliação externa e direito à educação na diversidade foram abordados.
Pela internet, foram mais de 60 mil visualizações dos vídeos, sendo que a mais assistida foi a quarta edição, que abordou o tema ‘Projeto Político Pedagógico’, exibido em 15 de outubro de 2012, que teve mais de 10 mil exibições.
Todos os programas já exibidos pelo Canal Minas Saúde estão disponíveis no canal do YouTube da Secretaria de Estado de Educação ou no canal da Magistra. Outra opção é o Centro de Referência Virtual do Professor (CRV).
Interessados em participar do ‘Roda de Conversa’ podem enviar sugestões de temas, comentários, dúvidas ou críticas para o e-mail magistra.rodadeconversa@educacao.mg.gov.br ou ligar para (31) 3379-8289.