O jornal foi produzido por alunos da Escola Estadual Antônio Carlos e distribuído na própria instituição

Para contar aos colegas e à comunidade sobre tudo o que acontece na sua escola, cinco alunos da Escola Estadual Antônio Carlos, de Juiz de Fora, fizeram um jornal. Foram 1.200 exemplares distribuídos na escola em agosto. Mas o reconhecimento do trabalho da jovem equipe de redação do ‘AntonioCarlos.com’ veio no mês seguinte, com o prêmio do ‘1º Concurso Latino-Americano para Jovens Mídia e Educação’, na categoria Jornal Escolar. A entrega do prêmio, realizada na última semana, fez parte da programação do Encontro de Comunicação de Ponta Grossa, realizado pela Universidade do Estado de Ponta Grossa, no Paraná.

Os cinco estudantes foram a Ponta Grossa, no Paraná, para receber o prêmio. Foto: Arquivo Escola

Essa não foi a primeira vez que o jornal foi publicado. Ele começou em 2009, com uma edição comemorativa dos 100 anos da instituição. Mas foi só em 2013, quando veio o concurso, que foi produzida a 2ª edição. “Um aluno do 3º ano do ensino médio teve interesse no concurso. Entre as opções havia vídeo, blog, jornal e podcast e optamos pelo jornal. Alguns professores já haviam dito que sentiam falta de comunicação entre os turnos, então juntamos o interesse dele com a necessidade da escola”, conta a supervisora pedagógica Andréia Otoni Antunes Sales da Cruz, que ajudou os estudantes a desenvolverem o jornal da escola. Para terem mais chances na premiação, as pautas do jornal foram voltadas para o tema do concurso, mídias e educação.

O aluno que procurou a escola para fazer o jornal foi Matheus de Oliveira Delduca. Apesar de todo o trabalho, que foi feito no recesso de julho, ele ficou surpreso com o resultado. “Quando passamos na primeira seleção ficamos empolgados, mas não esperávamos. Foi um susto e corremos pra conseguir a verba com patrocinadores. Mesmo na hora a gente ainda não esperava, tinha muito projeto legal. Acho que a apresentação, a forma que gente trabalhou as mídias e a educação chamou a atenção”, conta o jovem, que gostou tanto da experiência que mudou de ideia em relação ao que vai fazer na faculdade. Ele já tinha se decidido por Artes e Design, mas agora quer Jornalismo.

O trabalho continua

Com a euforia da vitória, vem o ânimo para continuar o trabalho. A idéia era que o jornal fosse semestral, mas isso mudou. Agora, ele será bimestral e a mesma equipe vai produzir as próximas duas edições, que saem ainda esse ano. “Já começamos a trabalhar nos textos. Um deles será sobre o torneio interclasse da escola”, conta o aluno do 8º ano do ensino fundamental, Matheus Carvalho de Souza. Para a primeira edição os estudantes usaram os dias de férias, agora o estudante está disposto a usar os horários livres antes e depois da aula ou mesmo os sábados.

No ano que vem, chega à escola o Reinventando e mais possibilidades, segundo a supervisora. “Estamos pensando em fazer alguma coisa com os alunos e professores do Reinventando o Ensino Médio no ano que vem, caso a gente ofereça aulas de Comunicação Aplicada aqui. Vamos ter que dividir trabalho, para que possamos atender o Facebook da escola, o blog e o jornal”.

Veja a edição vencedora do concurso aqui.

Enviar para impressão