Sobre o erro cometido na edição de 7 de setembro do jornal Minas Gerais em relação à grafia do nome do município de Ribeirão das Neves, a Secretaria de Estado de Educação (SEE) informa que será publicada nesta sexta-feira (13-09) uma portaria que instaura processo administrativo para apurar o ocorrido e determinar a responsabilidade. Tão logo a Secretaria tomou conhecimento do ocorrido, foi iniciado um processo de apuração a partir do qual já foi possível identificar que o erro na redação foi originado na Superintendência Regional de Ensino (SRE) Metropolitana C, responsável pela coordenação das escolas estaduais do município, e não na sede da Secretaria ou na Imprensa Oficial. Uma equipe da Secretaria visitou a sede da SRE no intuito de determinar em que fase do processo o erro ocorreu.


Foram implantadas novas medidas de segurança no processo de acesso e validação dos documentos que são enviados ao Diário Oficial. A Secretaria vai criar um sistema digital que será utilizado em todas as 47 Superintendências Regionais de Ensino do Estado, com protocolo de segurança e controle de acesso de usuários mais rigorosos no intuito de evitar quaisquer problemas no processo de envio de documentos ao Diário Oficial.


Com objetivo de apurar as responsabilidades, a Secretaria também solicitou consultoria de professores do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Especialistas em segurança da informação e rede vão atuar para tentar determinar qual o servidor que, de fato, cometeu o erro da redação do nome do município. Os computadores utilizados no processo foram recolhidos hoje para análise técnica dos especialistas da UFMG.


A Secretaria de Estado de Educação reitera o pedido de desculpas aos munícipes de Ribeirão das Neves pelo erro e assegura que já está tomando todas as medidas cabíveis para apontar e responsabilizar os envolvidos. O ato de nomeação dos professores será retificado na edição do Jornal Minas Gerais desta sexta-feira (13). A Secretaria também vai encaminhar à Prefeitura de Ribeirão das Neves um ofício com um pedido formal de desculpas.

Reforçamos que o município de Ribeirão das Neves é um importante parceiro da Secretaria na missão de desenvolver a Educação Básica Pública na região metropolitana de Belo Horizonte e em Minas Gerais. Uma prova disso são as parcerias já firmadas com o município, como o Programa de Intervenção Pedagógica (PIP) Municipal, no primeiro semestre deste ano. Além disso, a Secretaria aprovou, a pedido da Prefeita de Ribeirão das Neves, a cessão de um professor da rede estadual para assumir a Secretaria de Educação do município, na certeza de que a cooperação entre Estado e Município é essencial para garantir a qualidade da Educação.

Enviar para impressão