Foram premiados três alunos da rede estadual de ensino

Nos últimos dias, a aluna do 9º ano do ensino da Escola Estadual João Lourenço, no município de Areado, Giovanna Maria Isidoro, teve a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos sobre a cultura do café em Minas Gerais. Ela está entre os três estudantes da rede estadual de ensino vencedores do concurso de redação que teve como tema ‘A força histórica, cultural e econômica do café nas terras de Minas Gerais’.

 As formas de cultivo, a importância do grão na economia e o uso do café em diferentes produtos foram alguns dos aspectos aprendidos por Giovanna durante as pesquisas que embasaram a produção do texto. “Para escrever minha redação tive que pesquisar sobre a importância do café para o Estado. Pesquisei na internet e a professora me ajudou muito”, conta a estudante do 9º ano do ensino fundamental. A redação da estudante teve como título ‘Versatilidade em forma de grão’.

Outro aluno que se destacou no concurso de redação foi Matheus de Oliveira Ferreira Duraes. Para o estudante do 5º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Dr. João Porfírio, no município de Salinas, receber um prêmio por seu desempenho é uma alegria. “Minha mãe que me ligou contando que eu tinha ganhado o prêmio. Na hora achei estranho, porque não esperava, mas fiquei muito feliz. Na escola a diretora e meus colegas me deram parabéns”. O estudante foi vencedor com a redação intitulada ‘A força histórica, cultural e econômica do café nas Terras de Minas’.

Com a redação intitulada ‘Aceita um café?’, a aluna do 1º ano do ensino médio da Escola Estadual Professor José Hugo Guimarães, em Carmo do Paranaíba, Carla Mariana da Silva Pinheiro, também está entre as vencedoras do concurso.

As redações vencedoras seguiram os seguintes critérios: observância do tema proposto; criatividade e originalidade, clareza e organização das ideias contidas no texto; e, adequação e correção da linguagem.

Premiação

O primeiro lugar de cada categoria será premiado com um tablet. Os prêmios serão entregues nesta quarta-feira (11-09).

O concurso

A iniciativa foi dividida em três categorias. A primeira foi dedicada aos alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. A segunda aos estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. Já a terceira foi voltada para alunos do ensino médio.

O concurso de redação é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a Secretária de Estado de Educação e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater).

Foto da capa: Fazenda de Produção de Café. Artesanato - Carmo do Rio Claro MG - Acervo SETUR MG

Enviar para impressão