Iniciativa é uma parceria Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a Secretária de Estado de Educação e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais
As escolas interessadas em participar do concurso de redação que vai destacar destacar a importância histórica, econômica e cultural do café para Minas e para o Brasil têm até o dia 28 de agosto para encaminharem os textos de seus estudantes à Secretaria de Estado de Educação.
Podem participar do concurso todos os alunos regularmente matriculados em todas as escolas públicas estaduais de Minas Gerais. Cada aluno poderá concorrer apenas com uma única redação. Os textos deverão ser enviados, por correio ou malote, pela direção da escola até a próxima quarta-feira para a Diretoria de Temáticas Especiais da Secretaria de Estado de Educação, localizada na Rodovia Prefeito Américo Renê Gianetti s/n.° - Edifício Minas - 11° andar - Cidade Administrativa, bairro Serra Verde, Belo Horizonte/MG, CEP: 31.630-901. Somente serão avaliadas as redações que forem entregues dentro do prazo.
O concurso, que terá como tema “A força histórica, cultural e econômica do café nas terras de Minas Gerais”, será dividido em três categorias. A primeira é dedicada aos alunos matriculados do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. A segunda aos estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. Já a terceira é voltada para alunos do ensino médio.
As redações deverão seguir os seguintes critérios: observância do tema proposto neste regulamento; criatividade e originalidade na abordagem do tema proposto, clareza e organização das ideias contidas no texto; e, adequação e correção da linguagem utilizada no texto.

O primeiro lugar de cada categoria será premiado com um tablet. Os prêmios serão entregues no dia 11 de setembro, durante a realização da Noite de Homenagens à Organização Internacional do Café, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.
A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a Secretária de Estado de Educação e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater).