Esta semana é a vez das escolas estaduais de Belo Horizonte e região metropolitana realizarem as atividades do ‘Dia D’. Amanhã (21/08), será o momento da ação denominada ‘Toda escola deve fazer a diferença’. As atividades letivas serão suspensas e as equipes pedagógicas das cerca de 530 escolas da rede estadual farão uma ‘parada estratégica’ para avaliar resultados e metodologias de ensino e adequar o plano de intervenção pedagógica. 

“A nossa expectativa é de que todas as escolas realizem as atividades com participação de todos os professores na quarta-feira, pensando e elaborando suas estratégias de intervenção pedagógica, e no sábado com participação de um grande número de pais e alunos. Este ano vamos, inclusive, tentar monitorar o número de pais que participarão das atividades. A escola pública será cada vez mais uma escola de qualidade quando todos participarem, sejam pais, alunos e professores”, lembra a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Raquel Elizabete de Souza Santos.

Escola Estadual Professor José Américo Barbosa - Mato Verde -SRE de Janaúba - Foto Igor Luciane Pinheiro de Oliveira

Com a adesão dos municípios ao Programa de Intervenção Pedagógica (PIP Municipal), a ação também poderá ser realizada nas escolas das redes municipais da capital e da região metropolitana que ofertam os anos iniciais do ensino fundamental.

No próximo sábado o ‘Dia D’ realizará o seu segundo momento, denominado ‘Toda comunidade participando’. Nessa atividade, o plano discutido na quarta-feira será apresentado à comunidade escolar (pais, alunos e responsáveis) para que ela possa conhecer, entender e também propor sugestões ao projeto pedagógico da escola.

Para dar suporte à realização do ‘Dia D’, a equipe central do Programa de Intervenção Pedagógica (PIP) e as equipes das Superintendências Regionais de Ensino Metropolitanas A, B e C, se distribuirão em escolas estaduais para o acompanhamento das ações. 

Kit para o ‘Dia D’

Para orientar o trabalho das escolas, a Secretaria de Estado de Educação encaminhou o kit da Coleção 2012 do Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa), o Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb). Ambos integram o Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública (Simave). O kit referente às ultimas avaliações educacionais realizadas pelo Estado é composto por volumes que contem material destinado aos educadores, gestores e aos profissionais das Superintendências Regionais de Ensino. O material também foi encaminhado às redes municipais de ensino.

As revistas pedagógicas são destinadas à equipe pedagógica e aos professores das disciplinas avaliadas, sendo Língua Portuguesa no Proalfa e Língua Portuguesa e Matemática no Proeb. Com essas revistas, as escolas podem estimular, a partir do resultado do desempenho dos alunos, discussões sobre a prática pedagógica e a melhoria da qualidade do ensino em Minas Gerais.

Também há uma revista voltada para o gestor escolar. O informativo traz o desempenho e a participação da escola nas avaliações. Os textos que integram a revista possibilitam as discussões relacionadas à gestão escolar propondo reflexões voltadas a uma educação cada vez mais qualificada.

Para completar o kit também há a revista destinada aos diretores das Superintendências Regionais de Ensino. A revista apresenta os resultados de desempenho dos alunos em sua totalidade e por Superintendência Regional de Ensino, além do mapeamento das escolas segundo práticas pedagógicas e outras análises complementares.

Escolas do interior

Nos dias 07 e 10 de agosto foras realizadas as ações do ‘Dia D’ nas escolas estaduais do interior de Minas. Confira abaixo a galeria de fotos sobre a realização do ‘Dia D’ nas escolas do interior de Minas.

Enviar para impressão