Escola Estadual Deputado Patrús de Sousa atende a alunos dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio

É de Carandaí! Localizada a 137 quilômetros de Belo Horizonte, a Escola Estadual Deputado Patrús de Sousa, no município de Carandaí, foi a escolhida para representar Minas Gerais na fase nacional do Prêmio Gestão Escolar, do Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed). A representante mineira foi conhecida nesta terça-feira (13/08) durante o ‘Seminário Estadual: Intercâmbio de Experiências em Gestão Escolar’.

“Essa indicação representa muito para nós. É o reconhecimento do trabalho que visa uma gestão democrática e compartilhada com a comunidade escolar. Realizamos um trabalho muito grande de acompanhamento do aluno. Então ficamos muito satisfeitos com a notícia”, conta o diretor da escola, Antonio Carlos Ramos.

Escola atende a alunos dos anos finais do ensino fundamental e ensino médio. Foto: Divulgação SEE

A interação com a comunidade local e as parcerias firmadas com diferentes entidades são destacadas pelo gestor como um dos pontos fortes da escola. “A escola é aberta para comunidade nos finais de semana, férias e feriados. Sempre são realizados encontros da comunidade e a quadra é utilizada para que os alunos possam treinar para diferentes campeonatos. A escola está sempre aberta para comunidade escolar, assim como eles estão sempre dispostos a atender as necessidades da escola”.  Antonio Carlos Ramos destaca ainda a importância das parcerias. “Fazemos um trabalho muito bom com o Conselho Tutelar. Sempre recebemos representantes do conselho e com isso conseguimos manter o aluno na escola. Quando o aluno está presente na escola, o índice de aprovação aumenta, pois o aluno aprende mais e tira boas notas”.

Nos anos 2005, 2007 e 2011, a instituição recebeu o selo de Escola Solidária. A Caixa Escolar já foi reconhecida com o Diploma Top of Mind Brazil pelos princípios de transparência em gestão pública. Além disso, pelo sucesso do sistema de monitoramento e combate à evasão escolar no Ensino Médio e EJA, a equipe gestora foi convidada a participar do ‘I Congresso Práticas Educacionais’, promovido em 2012 pela Magistra – Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores.

Escola se destaca em iniciativa que focam a participação da comunidade. Foto: Arquivo escola

Suzana Carvalho Ferrari, que integra a Comissão Estadual do Prêmio Gestão Escolar, destaca os aspectos que influenciaram na  escolha da escola.  “O diferencial da Escola Estadual Deputado Patrús de Sousa é o cumprimento da sua função social em um contexto que apresenta um grau de complexidade elevado. A escola recebe alunos da zona rural e de áreas de vulnerabilidade social, que chegam com defasagem de aprendizagem, e após o trabalho pedagógico desenvolvido concluem o ensino médio com êxito. As taxas de aprovação no ensino médio e na Educação de Jovens e Adultos (EJA) médio são de 98%. Além disso, ela estabelece diversas parcerias, com a família presente na escola, e a equipe coesa e compromissada. Ressaltamos ainda ações desenvolvidas pela escola para resgatar a cultura folclórica do município”, conclui.

Para o Prêmio deste ano, foram indicadas duas escolas. A Escola Estadual Deputado Patrús de Sousa foi indicada como Destaque Estadual e participará de um intercâmbio nos Estados Unidos. Já a Escola Estadual Matta Machado, em Diamantina, foi classificada em segundo lugar e representará Minas em atividades desenvolvidas pelo Consed no próximo ano.

Este ano, Minas Gerais foi o estado com o maior número de escolas inscritas no Gestão Escolar. Das 5.255 instituições de todo o país que  concluíram o processo de inscrição, 1.525 foram mineiras. O segundo o estado com o maior número de inscritos é São Paulo com 959 escolas cadastradas.

A escola

Fundada em 1948, a Escola Estadual Deputado Patrús de Sousa integra a jurisdição da Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Barbacena. Inicialmente, funcionava em regime de internato e externato. Atualmente, a escola atende 1.100 alunos dos anos finais do ensino fundamental, do ensino médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A instituição atende alunos do entorno e da zona rural.

Seminário Estadual: Intercâmbio de Experiências em Gestão Escolar

Realizado nesta terça-feira (13/08), o seminário contou com a participação de cerca de 200 educadores. Entre eles estão todos os gestores das escolas escolhidas pelas 47 SREs  e os coordenadores regionais da iniciativa.

O seminário, que tem, entre os seus objetivos, a troca de experiências entre os gestores, contou com a participação da diretora da Escola Estadual Presidente Tancredo Neves, em Taiobeiras, Ivonilde Rodrigues de Souza Costa, que apresentou sua experiência como indicada estadual, em 2012, ao Prêmio Gestão Escola; e dos educadores norte-americanos Michael Shimsha, que é superintendente de Educação do Distrito Escolar de Carbondale – em Carbondale, Illinois; e Suzanne Roy, vice-superintendente Distrito Escolar de Belmont-Redwood Shores – em Belmont, Califórnia.

O encontro é promovido pela Secretaria de Estado de Educação, por meio da Diretoria de Gestão e Desenvolvimento de Servidores Administrativos e de Certificação Ocupacional.

Nome da escola escolhida foi divulgado durante o ‘Seminário Estadual: Intercâmbio de Experiências em Gestão Escolar’.  Foto: Arquivo SEE

Gestão Escolar

O prêmio visa estimular iniciativas exitosas na educação básica da rede pública. Cada unidade da federação deve selecionar seu destaque estadual/distrital. Posteriormente, uma comissão formada por representantes dos parceiros do prêmio irá escolher seis finalistas, que concorrem ao título de “Referência Brasil”. Em todas as etapas, são avaliadas cinco dimensões: gestão pedagógica, gestão participativa, gestão de serviços e recursos, gestão de resultados e gestão de pessoas.

A edição de 2013 tem como parceiros a Embaixada dos Estados Unidos, Fundação Roberto Marinho, Instituto Unibanco, Fundação Santillana, Fundação Itaú Social, Instituto Gerdau, Fundação Victor Civita, Instituto Natura, Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Ministério da Educação (MEC), assessoria técnica; Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) e Consultoria em Sistemas e Tecnologia da Informação (ConsisTI).

Premiação

As escolas indicadas pelo Comitê Estadual e pelos Comitês Regionais receberão recursos financeiros para o desenvolvimento de seus projetos, nos montantes abaixo estipulados:
a) R$ 20.000,00 (vinte mil reais) para a escola indicada como “Destaque Estadual”;
b)  R$ 10.000,00 (dez mil reais) para as escolas indicadas como “Destaque Regional”. 

Enviar para impressão