Edição inédita será exibida nesta segunda, no Canal Minas Saúde
O ‘Roda de Conversa’, programa de TV que vai ao ar no Canal Minas Saúde que nasceu a partir de uma iniciativa da Magistra, em parceria com a Assessoria de Comunicação Social da Secretaria de Estado de Educação, completa neste mês um ano. E para comemorar, o tema da edição que vai ao ar hoje (12/08) é a ‘mídia como espaço de formação’. Veiculado pelo Canal Minas Saúde, o Roda de Conversa é exibido às segundas-feiras, às 11h30 e às 17h30, com reprises às quartas, em dois horários, às 11h30 e às 18h.
No 17º programa produzido, o próprio ‘Roda de Conversa’ será o tema. As convidadas responderão ao questionamento: Será que a fusão da linguagem de TV com uma estratégia de formação continuada para os profissionais da educação tem dado certo?

As convidadas do programa são: Mônica Gardelli Franco, doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica De São Paulo (PUC-SP) e diretora de formulação de conteúdos educacionais do MEC; Maria Céres Pimenta Spínola Castro, doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e consultora da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais; e Ângela Dalben, doutora em educação pela Universidade Federal De Minas Gerais (UFMG) e diretora da Magistra, Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores do Estado de Minas Gerais.
Segundo Ângela Dalben, quando o Roda de Conversa foi criado, a idéia era levar discussões que estão nas universidades para os educadores da rede estadual. “O educador da escola básica tem que saber o que está sendo discutido na universidade, então nós criamos essa idéia do ‘Roda de Conversa’. Pensamos em pessoas que se debruçam sobre determinadas temáticas que são importantes para o educador da escola básica e vamos tentar fazer com o que eles discutem chegue ao educador”.
Para Mônica Gardelli Franco, a TV é a forma ideal de conseguir isso, já que é uma tecnologia de fácil acesso e uso. “A TV é a tecnologia mais rapidamente apropriada por qualquer cidadão. Hoje, 99% da população brasileira tem acesso a TV. Ela é uma tecnologia recente que tem um poder acentuado de formação de pensamento, formação de culturas. Então, deve ser usada a favor dos interesses públicos, de formação do nosso País”, afirma. A diretora de formulação de conteúdos educacionais do MEC acredita, ainda, que o uso desse meio para a formação continuada é uma tendência, já que também é usado pelo Ministério e pelo Estado de São Paulo.
“A importância do uso das tecnologias de comunicação tem a ver exatamente com a presença constante e significativa que essas tecnologias têm na vida contemporânea”, complementa Maria Céres Pimenta Spínola Castro. Mas, para a consultora da SEE, o mérito do programa vai além disso. “O programa tem tanto a dimensão da mídia convencional, e está no YouTube ou no Canal Minas Saúde, como tem a estratégia direcionada de uma escola de formação. Acho que esse é o grande mérito da roda de conversa. Não é só trazer especialistas para discutir, mas ter pessoas discutindo e outras pessoas engajadas no processo de formação”.
Depois de um ano de ‘Roda de Conversa’, fica o convite para as escolas sugerirem temas e abrirem seu espaço para a gravação do programa. “Está faltando, para fechar o ciclo, as escolas se apropriarem do debate e retornar esses debates para nós”, afirma Ângela Dalben.
Para sugerir temas e levar o ‘Roda de Conversa’ para a sua escola, envie um e-mail para magistra.rodadeconversa@educacao.mg.gov.br ou ligue para (31) 3379-8289. Uma equipe da Magistra vai analisar os pedidos.
Os números do programa
O primeiro ‘Roda de Conversa’ foi exibido no dia 6 de agosto de 2012. Os educadores puderam acompanhar os programas pelo TV ou pela internet. Pela internet, foram aproximadamente 60 mil visualizações dos vídeos. A mais assistida foi a quarta edição, que abordou o tema ‘Projeto Político Pedagógico’, exibido em 15 de outubro de 2012, que teve mais de 10 mil exibições.
A resposta dos educadores
Na fanpage da Secretaria de Estado de Educação, os educadores que acompanham o programa podem dar o seu retorno sobre a iniciativa.
Carlos Coimbra, diretor da Escola Estadual Major Mota, de Patos de Minas, contou que os professores de sua escola já assistiram a todas as ediões do ‘Roda de Conversa’. “Fizemos o consolidado de todos os programas em nossas reuniões extra-classe. Vimos o quanto ele tem ajudado os profissionais no dia a dia no trabalho com os alunos, com as famílias.”
No CESEC Récio de Souza Ribeiro, de Raul Soares, a diretora Maria Lúcia de Miranda Rios e sua equipe também utilizam os programas em suas reuniões. “Eles tornaram os nossos encontros enriquecedores, com troca de experiências e muito diálogo entre o grupo e refletindo de maneira positiva na aprendizagem dos alunos”.
Acompanhe outros depoimentos na fanpage da SEE.
Exibição
Quem não tiver a oportunidade de assistir ao programa ao vivo, também pode ter acesso ao ‘Roda de Conversa’ pelo YouTube, canal da Secretaria de Estado de Educação ou no canal da Magistra. Outra opção é o Centro de Referência Virtual do Professor (CRV)