Mostra que acontece em outubro recebe inscrições de projetos para exposição até 17 de agosto
A Mostratec, feira de ciência e tecnologia realizada, anualmente, pela Fundação Liberato, na cidade de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, está com inscrições abertas para a seleção de projetos. As inscrições podem ser feitas até 17 de agosto e a feira acontece entre 20 e 25 de outubro, em Novo Hamburgo.

Podem participar alunos do Ensino Médio ou de Educação Profissional de Nível Técnico com idade entre 14 e 21 anos (estudantes com mais de 21 anos podem expor, mas não concorrem ao credenciamento para outras feiras). Já o professor orientador deve ser especialista ou profissional com conhecimento na área do projeto a ser desenvolvido e deve ter 21 anos ou mais.
Para escolas públicas, a taxa de inscrição é de R$ 210 por pessoas e inclui alimentação (almoço e janta), transporte (aeroporto/hotel/aeroporto), camiseta da Mostratec e pasta com material de apoio.
Para ser selecionado o projeto deve: possuir um orientador; ser elaborado de acordo com as regras de pesquisa científica da Mostratec; ter, como objeto de estudo, uma das áreas de conhecimento definidas pela Mostratec; enfocar uma das seguintes características: investigação ou inovação; apresentar o trabalho contínuo de 12 (doze) meses, iniciado no ano precedente à feira, ser inscrito nos prazos estabelecidos pela Mostratec; e ter aprovação do Comitê de Revisão Científica da Mostratec.
Mais informações sobre a Mostratec e outros detalhes sobre a inscrição podem ser acessados no site da feira.
Pariri
No ano passado, uma escola da rede estadual mineira se destacou na mostra. Uma pesquisa feita por alunos do 2º ano da Escola Estadual Manoel Antônio de Souza foi selecionada na Mostratec e os alunos puderam apresentar seu trabalho na (International Science and Engineering Fair (ISEF), em Phoenix, cidade do Arizona, nos Estados unidos.
A pesquisa dos estudantes é com a planta Arrabidae Chica, mais conhecida como Pariri. Os alunos da escola de Mateus Leme estão analisando o potencial antiflamatório e antimicrobiano da planta. Eles estudam, entre outras coisas, sua caracterização botânica, na qual é observado, por exemplo, de quais células ela é formada e também seu principio ativo. Os jovens pesquisadores também cultivaram a planta para saber quais as condições ideais de cultivo, quanto ela cresce durante o mês, entre outras características.
A International Science and Engineering Fair foi realizada entre 13 e 17 de maio de 2013. A feira reuniu mais de 1,6 mil jovens cientistas e inovadores, selecionados nas mais de 550 feiras de ciências classificatórias em todo o mundo com mais de 65 mil participantes.
Saiba mais sobre o projeto: