Visitas foram realizadas nas 11 escolas da fase piloto do novo ensino médio e tem o objetivo de orientar os estudantes para ação denominada Ouvidor Jovem

Durante esta semana, alunos do ensino médio de 11 escolas estaduais de Belo Horizonte tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido pela Ouvidora-geral do Estado (OGE). A agenda também serviu para orientar os estudantes sobre a ação conjunta entre a OGE e a Secretaria de Estado de Educação (SEE), denominada Ouvidor Jovem. A iniciativa visa estimular o protagonismo juvenil e a prática cidadã nas escolas da rede.

“A ação será uma forma de estimular os alunos na formulação de políticas públicas voltadas para a educação”, lembrou a ouvidora Educacional, Guiomar Lara.

A visita foi realizada nas 11 instituições que participaram da fase piloto do Reinventando o Ensino Médio, da SEE. Entre as participantes está a Escola Estadual Professor Bolivar de Freitas, na região Norte da Capital Mineira. “O papel do ouvidor jovem será o de ajudar a melhorar a escola, a comunidade e desenvolver a cidadania”, destacou Karlaine Fernanda Pereira Carneiro, aluna do 2º ano do ensino médio.

Karlaine (aluna de blusa preta) é uma das pretendentes à vaga de ouvidor jovem na Escola Estadual Professor Bolivar de Freitas. Foto: André Macedo / Professor da E.E. Prof. Bolivar de Freitas

Durante o encontro, os estudantes foram orientados sobre o passo a passo da ação conjunta. Em um primeiro momento será escolhido o ouvidor jovem interino. Essa figura, que também será constituída por um aluno da escola, vai auxiliar os órgãos do Governo de Minas na definição do plano de desenvolvimento da ação ‘Ouvidor Jovem’.

“Eu tenho muito interesse em participar. Estou a fim de crescer. O ouvidor tem que orientar os alunos da escola e a comunidade. Também tem que ser uma pessoa responsável, com o s seus deveres em dia. Ser ouvidora jovem para mim também seria bom por outro motivo. Eu poderia conhecer todos da escola. Saber como eles estão se sentido”, adianta Karlaine sobre qual seria o perfil dessa nova figura nas escolas. 

Inscrições abertas

As inscrições para o ouvidor jovem interino devem ser feitas até o dia 09 de julho, por alunos das 11 escolas estaduais de Belo Horizonte que participaram da fase piloto do Reinventando o Ensino Médio, da SEE.

Para se inscrever, o estudante que deseja pleitear a função de ouvidor interino deve cursar o 1º ou 2º ano do ensino médio. A inscrição deve ser feita na própria escola e a documentação necessária está na Resolução SEE/OGE nº 03, publicada no Diário Oficial dos Poderes do Estado.

Leia mais:

Ouvidor jovem interino: inscrições começam nesta segunda-feira nas escolas piloto do Reinventando o Ensino Médio.

Enviar para impressão