I Seminário de Boas Práticas reuniu educadores das 47 escolas que têm o Programa de Educação em Tempo Integral na regional

Diretores, professores e especialistas das 47 escolas da jurisdição da Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Manhuaçu que oferecem o Programa de Educação em Tempo Integral estão reunidos para discutir as boas práticas desenvolvidas pelas suas escolas. O seminário, do qual participaram cerca de 300 educadores, foi realizado ao longo dessa semana, no Alto Caparaó. Para atender a todos, o evento foi dividido em duas partes, cada uma com 150 participantes, e os profissionais tiveram dois dias de oficinas e trocas de experiências. As atividades organizadas pela equipe da SRE chegam ao fim hoje.

O seminário veio de uma demanda dos próprios educadores, que queriam conhecer as atividades desenvolvidas pelas outras escolas da regional. “Nesses dois dias, três educadores que tiveram projetos bem-sucedidos no ano passado puderam mostrar seu trabalho às equipes do Proeti de toda a regional”, conta a coordenadora do programa da SRE de Manhuaçu e responsável pelo seminário, Flávia Nunes Peron.

Cerca de 300 educadores envolvidos no Projeto de Educação em Tempo Integral se reuniram. Foto: Arquivo SRE Manhuaçu

As três escolas da regional tiveram a oportunidade de mostrar aos 300 educadores o que têm feito com os alunos do Proeti foram a Escola Estadual Carlos Nogueira da Gama, de Reduto, desenvolveu um projeto voltado para a formação de hábitos de saúde e higiene; na Escola Estadual Monsenhor Ramos, o projeto desenvolvido foi ‘Com o xadrez aprendemos mais’; já professoras da Escola Estadual Professora Alzira Francisca Pereira mostraram o projeto ‘Expedição Cultural’

Nas oficinas, foram abordados assuntos pertinentes ao dia a dia das escolas e ao Proeti: Direitos Humanos, Direitos de Aprendizagem – Português e Matemática, Elaboração de projetos e Educação Física. Os participantes também assistiram a palestras do gerente e da coordenadora Pedagógicado projeto, Gustavo Nominato e Rosely Lima.

74 alunos dos anos iniciais da Escola Estadual João Xavier da Costa, localizada na cidade-sede, participam do Proeti e sua diretora, Vanda Lúcia Carneiro, está no seminário. A gestora acredita que momentos como esse enriquecem a prática da sua escola e sua vida profissional e destaca a oportunidade de conhecer ações de diversas escolas. “Essa troca de experiências e o momento de debate valorizam quem faz e desperta em quem não faz vontade de fazer”, diz.

Flávia também acha essa troca essencial. “A importância do encontro de boas práticas está no contato que os professorem tem uns com os outros. As atividades envolvem várias disciplinas e essa troca de experiências favorece a parte pedagógica”. A coordenadora também destaca o conteúdo das oficinas para o aperfeiçoamento pedagógico.

Enviar para impressão