Treinamento visa mostrar aos professores como ensinar a ler e escrever em todas as disciplinas
A Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Patos de Minas está capacitando todos os professores dos anos finais do ensino fundamental da regional. Hoje e amanhã, estão reunidos cerca de 500 educadores da jurisdição da SRE no Centro Universitário de Patos de Minas. Esses professores vieram de todas as cidades da regional. Na semana passada, cerca de 350 profissionais da cidade-sede passaram pela mesma capacitação.
A capacitação, coordenada pela equipe do Programa de Intervenção Pedagógica nos anos finais (PIP/CBC) da Superintendência Regional de Ensino, tem como objetivo “intensificar o ensino e a aprendizagem da Língua Portuguesa tendo como interface as outras disciplinas”, diz a gerente do PIP/CBC da SRE, Conceição Aparecida da Silva Marques. O conteúdo de Geografia, por exemplo, poderia ser dado através de poesias, músicas e contos. “O conteúdo é trabalhado na íntegra, mas ensinando a criança a ler também”, complementa Conceição.

Ricardo Ribeiro de Rezende dá aula de Matemática em duas escolas da rede estadual no município de São Gotardo, Escola Estadual São Pio X e Escola Estadual José Caetano Ribeiro. Para o educador, capacitações como essa são importantes para o seu crescimento profissional. “Aqui, com outros professores, conseguimos ter uma visão mais ampla do sistema educacional”, afirma.
Nesses dois dias, ele participa de oficinas que vão auxiliá-lo no ensino da Matemática para alunos dos anos final do ensino fundamental. Uma forma de trabalhar textos na Matemática é usando as compras da família. Os alunos leem textos sobre alimentação, calorias e ainda podem calcular o índice de massa corporal (IMC). Depois, cotam preços de supermercados e estudam a Matemática a partir da nota fiscal, onde podem ver os preços dos produtos e impostos. “Assim, o aluno lê, interpreta e o conteúdo é contextualizado na sua vida diária”, conta Ricardo.
Outros conteúdos serão passados para os educadores nesses dois dias. Entre eles está a resolução 2197/12, que dispõe sobre a organização e o funcionamento do ensino nas escolas estaduais de educação básica do Estado, e as avaliações externas. “Vamos falar sobre ações que se iniciaram em 2011, quando o PIP começou a ser planejado para chegar aos alunos dos anos finais do ensino fundamental. Nosso objetivo é levar isso para os professores que estão começando agora e os que estão tendo dificuldades, para que possam intensificar o trabalho”, afirma a gerente do PIP/CBC da regional, Conceição Aparecida da Silva Marques.