Capacitações serão realizadas esta semana em Poços de Caldas, Metropolitana C e Patos de Minas
Durante esta semana a educação realiza capacitações em diversas regiões do Estado. Superintendências Regionais de Ensino no Alto Paranaíba, Sul de Minas e Região Metropolitana reúnem mais de 1.700 profissionais em encontros que debatem o uso do livro didático, o Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb) e temas a serem trabalhados nas aulas de Ensino Religioso.
Entre os dias 25 e 27 de junho, por exemplo, cerca de 360 profissionais da rede estadual serão capacitados pela Superintendência Regional de Ensino de Poços de Caldas, no Sul de Minas. Entre os participantes do encontro estão professores de Língua Portuguesa e Matemática dos anos finais do ensino fundamental e do projeto Educação em Tempo Integral. O encontro é realizado no Palace Hotel e também conta com a participação de especialistas da educação básica.

Os participantes representam as escolas estaduais localizadas nos 17 municípios da circunscrição da regional de Poços de Caldas. O encontro possibilita a discussão de diversas temáticas da educação como orientações para a escolha dos livros didáticos e dicas de como utilizá-los e o estímulo à práticas pedagógicas voltadas à leitura e produção escrita.
O uso do lúdico através de jogos com estratégias para o ensino da Matemática aos alunos dos anos finais do ensino fundamental e a análise dos resultados dos estudantes no Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb) para Língua Portuguesa e Matemática completam a agenda com os educadores. “O encontro será realizado em forma de oficinas, em que os participantes realizaram trabalhos em grupos”, desta a diretora educacional da Superintendência, Rita de Cássia Togni e Silva.
Com foco no mesmo público, a Superintendência Regional de Ensino Metropolitana C realiza a capacitação de 1300 educadores da rede estadual. O encontro teve início ontem e terá novas agendas nos dias 28 de junho, 1º e 5 de julho, no Othon Palace, em Belo Horizonte.

Durante a capacitação, são apresentadas quatro oficinas de Língua Portuguesa com as seguintes temáticas: ‘Resolução 2.197 que dispõe sobre a organização e o funcionamento do ensino nas Escolas Estaduais de Educação Básica de Minas Gerais’; ‘O desenvolvimento da Competência Leitora e Escritora’; ‘O livro didático sob a luz do Conteúdo Básico Comum’ e ‘A Literatura e outras manifestações culturais’. Também haverá oficinas voltadas para o conteúdo da Matemática.
A Metropolitana C também realizou na última segunda-feira (28) uma reunião com 62 participantes, entre especialistas da educação básica e professores de Arte para discutir as ações do projeto EJA Cultural. Durante a agenda, os envolvidos foram orientados sobre a produção cultural dos alunos da Educação de Jovens e Adultos, além de valorizar a experiência de vida do estudante participante e extrair referências para a produção de atividades artísticas, na sala de aula, contribuindo com o desenvolvimento pedagógico.

Alto Paranaíba
Já a Superintendência Regional de Ensino de Patos de Minas reúne nesta terça-feira (25) cerca de 70 professores de Ensino Religioso para os anos finais do ensino fundamental das redes municipais e estadual. O encontro é realizado é realizado no salão de reuniões da própria regional e vai debater temas como: a valorização da vida, a convivência social, os valores éticos e morais, a afetividade, a sexualidade e a Religiosidade.
“O trabalho em desenvolvimento nesta capacitação utiliza a metodologia da conversação com os educadores, no sentido dos professores avaliarem a prática pedagógica realizada em sala de aula para o conteúdo de Ensino Religioso”, disse a diretora da Superintendência de patos de Minas, Susie Adriane Silva Pereira.