Encontro reuniu cerca de 400 professores nos dias 19 e 20 de junho

No Triângulo Mineiro, a Superintendência Regional de Ensino de Monte Carmelo realizou a capacitação de 400 educadores das redes municipais e estadual de ensino. Os participantes atuam no ensino fundamental (3º e 6º ao 9º ano). Durante a capacitação, que foi realizada nos dias 19 e 20 de junho na sede da Fundação Carmelitana Mário Palmério (Fucamp), os profissionais da educação participaram de oficinas com o objetivo de aprimorarem os seus trabalhos em sala de aula. 

Educadores do ensino fundamental durante capacitação promovida pela Superintendênicia Regional de Ensino de Monte Carmelo, noTriângulo Mineiro. Foto: Divulgação SRE Monte Carmelo

Nos dois dias de capacitação foram abordados temas específicos para cada nível de escolaridade. Com os professores do 3º ano do ensino fundamental, foram trabalhadas oficinas com foco na leitura, escrita, literatura e no ensino de Matemática, Geografia e Ciências. Todo o trabalho foi realizado a partir de material pedagógico e jogos e brincadeiras que se destacam pelo caráter lúdico.

Com os educadores dos anos finais do ensino fundamental (6º a o 9º ano) foram trabalhados os componentes curriculares nas áreas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Geografia, História, Arte e Educação Física.

Professores em capacitaçãoem Monte Carmelo. Foto: Divulgação SRE Monte Carmelo

Além de professores, o encontro contou com a participação de especialistas em educação básica, diretores de escolas e profissionais que atuam no projeto Educação em Tempo Integral, da Secretaria de Estado de Educação. Para garantir a participação de todos os envolvidos na capacitação, os dois dias do encontro foram considerados dias escolares.

“Essa estratégia de usar os dias escolares para capacitação propicia à escola momentos de estudo a todos os professores e ao mesmo tempo não há qualquer prejuízo na carga horária dos alunos", diz o diretor da Escola Estadual Joaquim Botelho, no município de Coromandel, Wirgílio Fernandes de Oliveira Silva.

A coordenação das oficinas ficou a cargo dos analistas educacionais do Programa de Intervenção Pedagógica (PIP) que atuam na sede e na própria SRE de Monte Carmelo.

 

(Com informações da Superintendência Regional de Ensino de Monte Carmelo)

Enviar para impressão