Iniciativa será desenvolvida com cerca de 1350 alunos do projeto Educação em Tempo Integral

Atitudes responsáveis em relação ao trânsito e práticas que estimulem a cidadania são destacadas durante esta semana com estudantes de 20 escolas da rede estadual. Até a próxima sexta-feira (21), o ‘Programa Na Pista Certa’ estaciona no município de Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri. Dicas de sensibilização a partir de atividades lúdicas serão repassadas a cerca de 1350 alunos de 06 a 10 anos que participam do projeto Educação de Tempo Integral, da Secretaria de Estado de Educação. As ações são realizadas na Escola Estadual Tristão da Cunha.

Além de dicas voltadas à educação viária sob o ponto de vista dos motoristas, ciclistas e pedestres, o Programa vai trabalhar valores como o respeito ao próximo e ao meio ambiente. Todo o trabalho é desenvolvido com monitores do Programa Na Pista Certa que é uma parceria da Fundação Mapfre com a Secretaria de Estado de Educação.

A professora do projeto Educação em Tempo Integral da Escola Estadual Doutor Lourenço Porto, Nelma Junger, avalia a iniciativa como importante para a formação dos alunos. “Além de ensinar é muito válido porque diverte as crianças. Os monitores pedem para os alunos prestarem mais atenção no trânsito”, comenta a professora.

Fantasia para a cidadania

Para sensibilizar os alunos, o Programa Na Pista Certa conta com uma carreta customizada que traz a história da fictícia cidade de Xirimitatá. Nesta cidade, os alunos vivenciarão situações que envolvem segurança viária, noções de cidadania e qualidade de vida. As crianças também andam de bicicleta por uma pista que simula uma cidade com semáforos e faixas de pedestres. Para um transporte adequado e com segurança, os estudantes são orientados ao uso de capacetes, cotoveleiras e joelheiras.

Entre os alunos que participam da iniciativa está o estudante do 2º ano do ensino fundamental, Fábio Batista Ferreira de Freitas. De acordo com o aluno da Escola Estadual Doutor Lourenço Porto, das várias ações desenvolvidas no projeto, uma chamou mais a sua atenção. “A parte que mais gostei foi quando andei de bicicleta e da história sobre a cidade de que eles contaram”, disse.

Escolas participantes

Escola Estadual Antônio Jacinto Pimenta, Escola Estadual Dom José de Haas, Escola Estadual Doutor Lourenço Porto, Escola Estadual Carlos Prates, Escola Estadual Pastor Hollerbach, Escola Estadual Professora Mílcia de Oliveira Abrantes, Escola Estadual de Mucuri, Escola Estadual Frei Gaspar de Módica, Escola Estadual Irmã Arcangela, Escola Estadual Professor Patrício F. Gomes, Escola Estadual Artur Bernardes, Escola Estadual Altino Barbosa, Escola Estadual Bom Jesus, Escola Estadual de Liberdade, Escola Estadual Benjamim da Cunha, Escola Estadual Frei Antelmo Kropman, Escola Estadual São Sebastião, Escola Estadual Cabeceira de São Pedro, Escola Estadual Frei Bras Berten, Escola Estadual Glória Penchel.

Enviar para impressão