O IV Encontro de Gestores das Escolas Estaduais, realizado em Araxá, vai até sexta (21/06)
Todos os diretores da Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Uberlândia participam, ao longo dessa semana, de uma capacitação em Araxá. Serão discutidas todas as normas e resoluções da Secretaria de Estado de Educação que saíram nos últimos meses e outros temas relacionados a educação e ao dia-a-dia das escolas. Além dos diretores das 108 escolas da regional, estão sendo treinados também todos os inspetores e analistas da SRE. No total, são 150 participantes.
O diretor da regional, Wagner Lemos de Rezende, acredita que o encontro vai suprir as dúvidas dos gestores das escolas da jurisdição, além de ser uma oportunidade para troca de experiência entre os participantes. “Ao longo dessa semana, eles poderão aprender e tirar dúvidas com a equipe da superintendência regional de ensino, representantes da secretaria e convidados que têm trabalhos relacionados a educação e podem agregar informação”, conta Wagner.

As capacitações serão ministradas pelos diretores administrativo financeiro, educacional e de pessoal. Além deles, também há convidados. Do órgão central da Secretaria, foram Maria das Graças Pedrosa Bittencourt, Superintendente de Educação Infantil e Fundamental, que vai falar sobre o Plano de Intervenção Pedagógica (PIP) e o Gerente do Programa de Educação de Tempo Integral (Proeti), Gustavo Nominato.
Participa também o promotor de Justiça da Vara da Infância e Juventude, Jadir Cirqueira de Souza, com uma palestra Formas de Combate a Violência Escolar. Já o tema da palestra de Vera Lúcia Kátia Sabino Gomes, Presidente da Comissão de Igualdade Racial da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Uberlândia, será os dez anos da Lei 10.639/2003, que tornou obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira em todas as escolas brasileiras.
Mara Cafrune é diretora da Escola Estadual Professor Antonio Marques, de Araguari, e está participando da capacitação. Ela ressalta que a equipe está bem preparada e a capacitação vai ajudar. “Estamos tendo a oportunidade de estudar temas importantes, como a caixa escolar, e está sendo muito esclarecedor. Esse tipo de capacitação é importante para que tenhamos instrumentos para continuar com uma boa gestão.”