Obra da Escola Estadual Renascer, de educação especial, será inaugurada hoje (18/06)
A Escola Estadual Renascer, localizada no município de Maria da Fé, jurisdição da Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Itajubá, passou por uma renovação. Sua reforma, na qual foram investidos R$ 173.176,50, incluiu a rede elétrica, hidráulica e a escola recebeu uma nova pintura. Os banheiros também foram adaptados, já que a escola tem alunos cadeirantes. Já o refeitório da escola oferece agora mais espaço para eventos e reuniões. “Temos um anfiteatro com 60 lugares, mas no refeitório podemos reunir todos os alunos, fazer apresentações e outras atividades artísticas”, afirma a diretora Maria do Socorro Campos Carneiro. Hoje, estão matriculados na escola de educação especial 87 alunos.
Para atender melhor na fria cidade do sul de Minas, o refeitório teve que ser parcialmente fechado. “Nossa escola está no ponto mais alto da cidade e venta muito. Agora, os alunos têm lugar para passar o recreio nos dias chuvosos”, conta a diretora. No segundo semestre, a escola terá uma oportunidade de aproveitar mais ainda o espaço. Segundo a Maria do Socorro, ela, junto com a equipe pedagógica e professores, está desenvolvendo um trabalho que vai envolver música e dança. “Trabalhamos com música porque assim os alunos têm mais facilidade para memorizarem e aprenderem o conteúdo”, ressalta.
Mas esses projetos são comuns na escola. “Por sermos uma escola de educação especial, trabalhamos sempre em cima de projetos”, ressalta Maria do Socorro. Esse ano, todos os professores estão ensinando valores e, para isso, usam o livro ‘O Pequeno Príncipe’, do francês Antoine de Saint-Exupéry. “A base do trabalho é a frase “tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas”. A partir daí, os professores escolhem outras frases, trechos e personagens para levarem alguns valores para as crianças”, conta a diretora. O trabalho é feito em todas as disciplinas e com alunos de todos os anos.
A reforma das salas de aula também vai fazer diferença: como antes a escola tinha problemas na rede elétrica, somente era possível usar recursos multimídia em outro espaço. Agora, para isso, os alunos e professores não precisarão mais se deslocar das salas de aula.
Infraestrutura
São 87 alunos matriculados nos anos iniciais do ensino fundamental e na Educação de Jovens e Adultos (EJA), mas eles não são os únicos atendidos pela escola. Nas salas de recursos, espaços de apoio aos alunos da escola com deficiência que apresentam necessidade educacional especial, também é feito atendimento especializado a 28 alunos da rede municipal. E ainda há uma lista de espera para esse serviço. “Aqui na escola, podemos oferecer um atendimento de professor especializado, que ajuda aluno a superar dificuldades para ter sucesso na escola onde ele está matriculado”, afirma a diretora, Maria do Socorro.
Os alunos da escola contam ainda com outro espaço, onde são oferecidas oficinas de artes, culinária, jardinagem e horta aos estudantes que têm mais de 14 anos. Esses alunos cuidam da horta da escola.