Objetivo é estimular esses profissionais a desenvolverem projetos com foco na promoção da paz no ambiente escolar em suas regionais

Entre os dias 03 e 04 de junho, representantes de nove Superintendências Regionais de Ensino do Estado participam de uma capacitação com foco na promoção da paz no ambiente escolar. Nesta segunda-feira (03), o curso, que é ministrado pela Defensora Pública e Mediadora de Conflitos, Dra. Francis de Oliveira Rabelo Coutinho, é realizado na Cidade Administrativa. Já na terça-feira (04), o encontro acontece na Magistra - Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores .

Durante a capacitação, os profissionais são ‘apresentados’ a diferentes conceitos e metodologias de mediação de conflitos. A apresentação desses temas tem por objetivo estimular os profissionais a desenvolverem em suas regionais projetos voltados para essa temática.

“Essa capacitação é uma importante ferramenta na construção de uma proposta voltada para mediação de conflitos no ambiente escolar. A nossa intenção é que essa metodologia também se estenda para as outras SREs”, afirmou a secretária Adjunta de Estado de Educação, Sueli Pires.

Participam da capacitação representantes das Superintendências Regionais de Ensino Metropolitana B, Metropolitana C, Governador Valadares, Teófilo Otoni, Nova Era, Guanhães, Manhuaçu, Diamantina e Araçuaí.

Representantes de novo regionais praticipam do encontro. Foto: Geanine Nogueira ACS/SEE

Preparação para o Forpaz

Todas as Superintendências representadas na capacitação realizarão o ‘Fórum Regional de Promoção da Paz Escolar e de Articulação em Rede (Forpaz)’. Sendo assim, o encontro se apresenta como uma preparação a mais para o Fórum.

Nos dias 06 e 07 de junho o Forpaz será realizado na regional de Manhuaçu e para a Analista Educacional Elaine Ribeiro a capacitação vai ajudar muito nos preparativos finais do encontro. “Já estamos com praticamente tudo fechado, mas a capacitação é muito importante. Depois do Fórum vamos ter que colocar tudo na prática e auxiliar as escolas na construção de suas ações. Na nossa regional seremos multiplicadores”, afirma.

Também participam da organização do Forpaz na SRE de Manhuaçu a Analista Educacional Joelma Marques e a inspetora escolar Alex Natália de Carvalho.

Forpaz

O objetivo do Fórum é fomentar a articulação em rede para a prevenção e resolução de problemas relacionados à violência no ambiente escolar. Nos Fóruns Regionais, educadores e diretores são estimulados a identificar possíveis parceiros na comunidade local, além de serem capacitados a levar a mediação de conflitos para dentro das escolas da rede pública. Atualmente, 22 instituições, organizações, entidades e órgãos atuam junto ao Forpaz, criado em 2007 pela Defensoria Pública de Minas Gerais, e adotado pela Secretaria de Estado de Educação em 2012.

Enviar para impressão