Iniciativa chega à rede estadual com a capacitação de cerca de 450 professores
A Secretaria de Estado de Educação aderiu ao Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), programa do Ministério da Educação (MEC). Para começar o trabalho, nesta semana serão capacitados cerca de 450 professores orientadores, que levarão o Pacto para todas as escolas da rede estadual.
Em todo o país, são mais de 9 milhões de analfabetos com mais de oito anos de idade. Para mudar esse quadro, o Governo Federal criou o Pacto, que tem como objetivo alfabetizar todas as crianças da rede pública de ensino até os oito anos de idade, que cursam o terceiro ano do ensino fundamental.
O Pacto chega à rede estadual de Minas para ajudar no trabalho que já vem sendo feito pela Secretaria de Estado de Educação, que alcançou resultados positivos com o Programa de Intervenção Pedagógica (PIP). “É da maior importância nos agregarmos a este programa, porque ele vem se somar a esforços historicamente constituídos no estado de Minas Gerais, que inegavelmente tem a melhor educação pública básica do país”, afirmou Sueli Pires, secretária adjunta da Secretaria, na cerimônia de abertura da capacitação, que foi realizada na manhã de hoje.
Maria Angélica Junqueira de Oliveira, analista do PIP/ATC, que atua na Secretaria de Estado de Educação, vai ser professora orientadora do programa. Ela acredita que o PIP e o Pacto se complementam. “A adesão ao programa vai favorecer o momento de estudo dos nossos professores, já que eles nem sempre podem parar para estudar. Além disso, a linha de trabalho do Pacto é a mesma do nosso, ele e o PIP convergem para o mesmo paradigma de educação.”
Capacitação em cadeia
As capacitações serão feitas em cadeia e vão alcançar, até o fim do ano, cerca de 11 mil professores de todo o Estado. Ao longo dessa semana, vinte professores formadores, selecionados pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) em parceria com a Secretaria de Estado de Educação, vão capacitar os professores orientadores, a maioria deles já envolvida com o PIP. No decorrer do ano, esses professores orientadores vão treinar os professores alfabetizadores. A princípio o foco será na Língua Portuguesa e, no ano que vem, será na Matemática.
O trabalho de capacitação dos educadores será coordenado por Patrícia Nery, da UEMG. Na abertura, ela falou sobre a responsabilidade dos participantes: “Vocês são parte do maior programa de educação continuada de professores alfabetizadores já realizada no Brasil. É um programa constituído em uma lógica de rede, em que os elos se comunicam.” Segundo a coordenadora, o programa envolve 300 mil educadores em todo o país.
Universidade formadora
A UEMG tem um papel importante na adesão do Pacto pelo Estado. Ela será a Universidade Formadora, responsável pela educação continuada de todos os professores da rede estadual. “A UEMG se sente contemplada por participar desse processo. Primeiro pelo nosso compromisso com as políticas públicas de educação de qualidade em Minas e também pela importância de um trabalho de cooperação institucional com a Secretaria de Estado de Educação. Participamos também da Magistra e agora temos essa missão com as crianças de até oito anos de idade”, disse o reitor da Instituição, Dijon Moraes Júnior.
O Pacto nos municípios de Minas
A maior parte das prefeituras municipais de Minas já aderiram ao Pacto, mas doze cidades que ainda não estão participando vão ter a ajuda da Secretaria de Estado de Educação. 24 professores orientadores que atuarão nas escolas da rede municipal dessas cidades serão capacitados junto com os professores orientadores da rede estadual.
A secretária adjunta ofereceu todo o apoio do Estado a essas cidades. “Os prefeitos e secretários de educação dos municípios podem sempre contar conosco, com nossas equipes da unidade central e com nossas equipes das Superintendências Regionais de Ensino para darmos esse outro passo importantíssimo, e darmos outra lição de educação para o Brasil.”