Para abrir o projeto Viver com Saúde nas Superintendências Regionais de Ensino, especialistas e diretores de escolas estaduais participam capacitação

Depois de passar por Araçuaí e Teófilo Otoni, o pograma Viver com Saúde chega às Superintendências Regionais de Ensino (SREs) de Januária e Janaúba. O cronograma do projeto começa essa semana, com capacitações de especialistas e diretores das 145 escolas estaduais que têm o Projeto Educação em Tempo Integral (Proeti), da Secretaria de Estado de Educação, nas duas regionais. No Viver com Saúde, durante um ano, em um trabalho em conjunto que envolve educadores, alunos e familiares, é construído um livro de receitas, cuja previsão de lançamento – a culminância do projeto – é no primeiro semestre do ano que vem. Em Araçuaí, o livro foi lançado em abril de 2013.

Neste primeiro momento, representantes da Fundação Mapfre, parceira da Secretaria de Estado de Educação no projeto, estão apresentando o Viver com Saúde aos educadores. Agora, eles estão conhecendo seus objetivos e como funciona para que, no próximo semestre, possam aplicá-lo em suas escolas.

Representantes das 145 escolas qu possuem o Proeti nas SREs Janaúba e Januária receberam a capacitação. Foto: Arquivo SRE Janaúba

Hoje, especialistas do Proeti e diretores das escolas que possuem o programa na jurisdição de Januária estão fazendo a capacitação. Quase 80 participantes, representantes de todas as escolas que possuem Educação em Tempo Integral na regional de Januária, ouviram a proposta do programa. A professora Silvana Guedes Magalhães, da Escola Estadual Monsenhor Florisval Montalvão, de Januária acredita que o Viver com Saúde vai melhorar as aulas. “Acho que com essa nova forma de trabalhar, com histórias e receitas da família, os alunos vão se interessar mais.”

A diretora Tânia Maria Marques Ferraz, de Porteirinha, foi uma das 66 participantes da capacitação de Janaúba nesta segunda-feira (27/05). Na Escola Estadual Professor Dinoé Mendes, onde Tânia é a gestora, atividades similares são desenvolvidas e poderão enriquecer o trabalho que será feito com o projeto. “Já desenvolvemos atividades com receitas com os alunos do Proeti e, com a demonstração que vimos e com a dinâmica do projeto, poderemos enriquecer nosso trabalho”, afirma a diretora.

A estimativa é que 8.884 alunos – 3.788 de Janaúba e 5.096 de Januária – se beneficiem com o projeto. Depois dessa capacitação, os educadores estarão prontos para começar a desenvolver atividades relacionadas ao tema alimentação saudável e ao projeto nas suas escolas.

Viver com Saúde

O programa, que surgiu de uma parceria com a Fundação Mapfre, surgiu em 2011. Seu objetivo é estimular a sociedade a refletir sobre a saúde e a qualidade de vida, proporcionando iniciativas relacionadas à alimentação saudável e a adoção de exercícios físicos regulares. Para desenvolver o projeto nas escolas, os educadores participam de capacitações que têm como foco promover a reflexão sobre a saúde e o bem estar em relação aos hábitos alimentares e qualidade nutricional dos alimentos consumidos.

Enviar para impressão