Ações de prevenção à violência estarão em debate nos dias 28 e 29 de maio, no município de Ipatinga

O ‘Fórum Regional de Promoção da Paz Escolar e de Articulação em Rede (Forpaz)’ realizará sua 11ª edição em Ipatinga, no Vale do Aço. O município integra a Superintendência Regional de Ensino de Coronel Fabriciano. Cerca de 350 pessoas entre, representantes da sociedade civil, da comunidade escolar e do poder público, estarão reunidos hoje e amanhã. O Forpaz tem a organização da Secretaria de Estado de Educação e da Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais, em parceria com o Ministério Público e a Comissão de Representação do Fórum Técnico de Segurança nas Escolas da Assembleia Legislativa.

Alunos da Escola Estadual João XXIII - Karoline, Ítalo e Mirian. Foto:Vanessa Peçanha / Analista Educacional SRE Coronel Fabriciano

Durante o Fórum, especialistas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), defensores públicos, representantes das polícias Militar e Civil, da subsecretaria de Direitos Humanos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) e da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) discutirão temas como ‘Ações de enfrentamento do crack’; ‘Promoção da paz escolar e articulação em rede’; ‘Mediação de conflitos como técnica facilitadora do trabalho em rede’; ‘Políticas de assistência, segurança e prevenção’; e ‘Garantia dos direitos da criança e do adolescente’.

No segundo dia do encontro, professores e diretores vão participar de oficinas de capacitação sobre mediação de conflitos, simulando situações que podem ocorrer no ambiente escolar. O treinamento será dado pela defensora pública Francis de Oliveira Rabelo Coutinho, autora do ‘Mediação Escolar: Paz em Ação’, projeto já desenvolvido em escolas de Belo Horizonte, que utiliza a técnica de mediação como instrumento pacificador e minimizador da violência juvenil.

Também estão na programação, experiências de ações de prevenção à violência e desenvolvimento da cultura da paz. Os relatos serão feitos pelas Escolas Estaduais São Sebastião, de Timóteo, e Herbert de Souza, de Santana do Paraíso.

Enfrentamento da violência

O Fórum de Promoção da Paz Escolar e Articulação em Rede (Forpaz) é uma rede articulada de parceiros engajada na prevenção e enfrentamento da violência nas escolas de Minas Gerais e pretende servir de suporte a diretores e educadores diante de situações geradoras de conflitos no ambiente escolar. Por meio dos fóruns regionais, diretores, educadores e secretários municipais de educação são capacitados a identificar os parceiros presentes em sua própria comunidade.

Em 2012, o Forpaz viajou por quatro regiões do estado com o propósito de sensibilizar e capacitar os profissionais de educação das Superintendência Regionais de Ensino. Em 2013, outras seis regionais participaram do Fórum. Até agora, cerca de 4,6 mil educadores já se reuniram com defensores públicos, promotores, representantes da sociedade civil, juízes e parlamentares para debater o tema da promoção da paz nas escolas, os caminhos possíveis para a mediação de conflitos, além da importância de buscarem parceiros para essa atuação conjunta.

Enviar para impressão