Etapa estadual antecede a ‘IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente’
A Secretaria de Estado de Educação (SEE) divulgou, nesta segunda-feira (13/05), o regulamento estadual da ‘IV Conferência Estadual Infantojuvenil pelo meio Ambiente de Minas Gerais’ que será realizada nos dias 16 e 17 de outubro. O documento traz as diretrizes de ações a serem desenvolvidas pelas escolas públicas e particulares interessadas em participar. A conferência estadual antecede a etapa nacional que ocorrerá no mês de novembro, em Brasília.
Com o tema ‘Vamos cuidar do Brasil com escolas sustentáveis’, a conferência organizada pelo Ministério da Educação, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, é dividida em quatro etapas. A primeira delas é a realização de oficinas para capacitar os educadores que coordenarão a ‘Conferência na Escola’.
A etapa seguinte é a realização dessas conferências que deverão contar com o protagonismo juvenil e a participação de toda a comunidade escolar. Nesta fase, as escolas devem elaborar um projeto de ação que promova a sustentabilidade socioambiental a partir da gestão, do currículo e/ou do espaço físico. As iniciativas devem está dentro de um dos subtemas propostos: Água, Terra, Fogo e Ar.
O projeto deve ser traduzido em material de educomunicação (jornal, fanzine, vídeo de no máximo 10 minutos, apresentação em Power Point, programas de rádio de máximo 5 minutos e fotografias) para que possa ser difundido em outras comunidades escolares. Ainda na conferência escolar deverão ser eleitos um delegado titular e um suplente para participar da etapa estadual. O MEC encaminhará material informativo para orientar as escolas na realização dos trabalhos. O material, também, poderá ser acessado no site: http://conferenciainfanto.mec.gov.br. A data limite para a realização da conferência na escola é o dia 31 de agosto.
A etapa seguinte é a regional e será realizada pelas Superintendências Regionais de Ensino. Ela consiste na seleção dos projetos desenvolvidos pelas escolas. Cada Superintendência irá escolher quatro iniciativas, sendo uma para cada subtema proposto. O cadastramento dos projetos escolhidos deverá ser feito até o dia 27 de setembro.
A Conferência Estadual é o próximo passo e será realizada nos dias 16 e 17 de outubro, em local e horários a serem definidos e divulgados no site da Secretaria de Estado de Educação. Nesta fase serão definidos os quatro projetos, um por subtema, que representarão o Estado na ‘IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente’, que será realizada em Brasília-DF, no período de 25 a 29 de novembro deste ano.
Coordenação
A ‘IV Conferência Estadual Infantojuvenil pelo meio Ambiente de Minas Gerais’ tem a coordenação da Superintendência de Modalidades e Temáticas Especiais de Ensino da Secretaria de Estado de Educação. A Comissão Organizadora Estadual de Minas Gerais (Coe MG) ainda conta com a Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (SEEJ), a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD), a Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte (SMED), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Belo Horizonte (SMMA), a União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME – MG), o Conselho Estadual da Juventude (CEJ), o Coletivo Jovem de Meio Ambiente de Minas Gerais (CJMG) e a Associação dos Rondonistas de Minas Gerais.
Para mais informações confira aqui o regulamento estadual na íntegra. Ainda no ambiente virtual da Secretaria de Estado de Educação, o documento estará disponível no menu ‘Escolas’ e submenu ‘Competições e Concursos'.