Analistas da Secretaria viajam pelo Estado para orientar SREs, escolas e professores na implantação do Reinventando o Ensino Médio
As equipes do Núcleo de Apoio Pedagógico ao Ensino Médio (Napem) da Secretaria de Estado de Educação estão visitando as Superintendências Regionais de Ensino (SREs) e escolas onde o projeto Reinventando o Ensino Médio já foi implantado. Essas visitas visam auxiliar no trabalho que as escolas estão fazendo nesse primeiro ano com do projeto. “É um acompanhamento. As equipes vão orientar, tirar dúvidas e, com os analistas regionais do Napem, traçar os trabalhos que serão feitos nas escolas”, explica a gerente do projeto, Cynara Quintão.
O Napem tem, na Secretaria, seis duplas que trabalham com as equipes regionais do Núcleo. De Belo Horizonte, esses analistas atendem a todas as SREs, que têm, cada uma, outra equipe regional com dois educadores que acompanham os trabalhos das escolas. Até esta quinta, doze SREs e suas escolas serão atendidas. Nas próximas semanas, todas as outras receberão a visita das equipes que atuam na Cidade Administrativa.

A analista educacional Camila Machado Boina faz parte da equipe Central e visitou essa semana as SREs Metropolitana A e B. “Pudemos conversar com as pessoas da Superintendência e visitar as escolas. Nosso objetivo é ver o andamento das atividades, entender as dificuldades dos professores e alunos e ver a infraestrutura dessas escolas”, afirma. Segundo Camila, o projeto está começando bem. “Os professores são engajados e procuram contribuir. Os alunos também estão gostando e participando das atividades.”
Patos de Minas foi outra regional que recebeu a equipe. Para Luiz Flávio Martins de Oliveira, analista do Napem da SRE, a visita ajuda muito. “Essas visitas são importantes porque é o contato mais próximo que temos com a Secretaria. Pudemos tirar dúvidas sobre o papel do Núcleo e eles nos deram orientações de como aplicar o projeto de forma pedagógica e acompanhar de perto, como preparar as reuniões com os professores e muitas outras informações”, conta. Na sua jurisdição, o projeto já foi implantado em duas escolas: Escola Estadual Marcolino de Barros, na sede, e Escola Estadual São Pio X, em São Gotardo.
Reinventando o Ensino Médio
O Napem foi criado para auxiliar as Superintendências Regionais de Ensino, escolas e professores a implantarem o Reinventando o Ensino Médio. O projeto começou em 2012 em onze escolas da região metropolitana de Belo Horizonte e hoje está em 133 escolas de todo o Estado. Em 2014, ele será universalizado e todos os alunos do 1º ano do Ensino Médio da rede estadual terão carga horária maior, com a inclusão de disciplinas de áreas de empregabilidade.