Cronograma de visitas contempla todas as 47 Superintendências
A equipe central do Programa de Intervenção Pedagógica (PIP) realiza durante essa semana a segunda visita do ano às Superintendências Regionais de Ensino (SREs). Durante essas visitas, os educadores capacitam as equipes regionais e vão às escolas para fazer o diagnóstico dos alunos. A equipe central tem um cronograma de visitas que contempla todas as 47 Superintendências.
Entre as regionais que estão recebendo a equipe central está a SRE de Coronel Fabriciano. No início da semana, os analistas e inspetores da Superintendência se reuniram com a equipe central para analisar os resultados do Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb) e discutir como deve ser feita a intervenção na escola.

“Nas nossas visitas temos um primeiro momento com a equipe regional e depois visitamos as escolas estaduais da Superintendência. Nessas visitas, discutimos com as escolas os resultados do Proalfa e do Proeb e fazemos uma análise da proficiência dos alunos. Também discutimos estratégias para melhorar o resultado do estudante”, conta Jósima Dias Azevedo, analista da equipe central do PIP .
Após a visita nas escolas os educadores voltam a se reunir com a equipe da Superintendência para discutir sobre as observações feitas nas escolas.
Programa de Intervenção Pedagógica
O PIP é dividido em duas fases. Na sua primeira fase, o Programa trabalha com os alunos dos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º). O objetivo é o de garantir que os estudantes assimilem todo o conteúdo ensinado nesse nível, assim como fazer com que todos os estudantes de oito anos de idade alcançassem um nível de letramento compatível com padrões internacionais. Já a segunda fase do PIP é destinada aos alunos dos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º) e tem por objetivo possibilitar que os estudantes compreendam os Conteúdos Básicos Comuns (CBCs), que representam o conjunto de habilidades trabalhadas em cada disciplina dos últimos anos do ensino fundamental.