Durante dois dias, eles participaram de oficinas, minicursos e palestras
Mais de 380 professores de Língua Portuguesa e Matemática e especialistas do 9º ano de 150 escolas estaduais de Belo Horizonte e Região Metropolitana participaram de uma capacitação organizada pela Superintendência Regional de Ensino (SRE) Metropolitana A. Nos dois dias de atividades, os principais temas foram o PIP/CBC (Programa de Intervenção Pedagógica / Conteúdos Básicos Comuns – a aplicação do Programa para os anos finais do ensino fundamental) e a Resolução nº 2197 de 2012, que dispõe sobre a organização e funcionamento do ensino nas escolas estaduais de educação básica. O encontro foi realizado no Hotel Dayrell, na capital nos dias 15 e 16 de abril.
No tempo em que ficaram reunidos, os professores e especialistas participaram de minicursos ministrados por analistas do PIP/CBC que envolveram as temáticas “o trabalho como geoplano na sala de aula” e “a leitura no cotidiano da prática escolar”. Já a Resolução foi trabalhada pelos analistas do Programa e por 10 inspetores escolares. Segundo Ávia Bueno, diretora Educacional da SRE Metropolitana A, “a Secretaria capacitou esses profissionais e agora eles vieram à nossa superintendência e estamos repassando o conteúdo para nossa jurisdição”.

Um dos destaques da programação foi a discussão da Resolução nº 2197 de 2012. “O objetivo era socializar essa resolução, que tem os princípios políticos, éticos e estéticos que permeiam toda a prática pedagógica, mas que os professores não tem tempo ou oportunidade de estudar”, conta a supervisora da Diretoria Educacional da Superintendência, Magda Helena Lacerda.
A professora Rejane Bonsucesso Silva dá aula na Escola Estadual Paulo Pinheiro da Silva, em Caeté, e veio a Belo Horizonte para participar da capacitação. Ela afirma que as atividades desenvolvidas nesses dois dias vão ajudar na sala de aula. Rejane também gostou discussão sobre a Resolução. “Aqui com os inspetores, tiramos as dúvidas, tivemos a oportunidade de conhecer a Resolução mais profundamente e agora podemos ajudar na sua aplicação na escola”.