Programa será exibido às 11h30, no Canal Minas Saúde

 “A natureza é um grande laboratório, cada cidade tem um acidente geológico interessante, um parque ambiental, um zoológico, um museu histórico, uma fazenda antiga e a escola pode potencializar o aprendizado nesses espaços da cidade se estiver atenta à isso”. Essa é a opinião do professor Ildeu de Castro Moreira, Diretor do Departamento de Popularização e Difusão da Ciência e Tecnologia, do Ministério da Ciência e Tecnologia. Ele é um dos convidados do programa Roda de Conversa que discute ‘Espaços não-formais do conhecimento: a escola além da escola’.  

Também são convidados os professores  Bernardo Jefferson de Oliveira, Diretor do Espaço Tim UFMG do Conhecimento e  Leonora Bezerra Guerra, ambos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O programa será exibido a partir desta segunda-feira (08-04) às 11h30, no Canal Minas Saúde.

Programa será exibido na próxima segunda-feira a partir das 11h30. Foto: Zirlene Lemos

Os especialistas são unânimes ao defender que a escola formal deixa de ser um espaço hegemônico de educação e formação humana e chama atenção para o fato de que existem outros espaços e atividades que ajudam a educar.  “Museus, granjas, praças hidrelétricas, coretos, esses espaços são estímulos, são motivadores para um desencadeamento de todo um processo biológico que caracteriza a aprendizagem”, destacou Leonora Bezerra.

O professor Ildeu de Castro acrescenta ainda que “a escola é um lugar de aprendizado, mas não podemos pensar só na escola, pois novos espaços permitem criar conteúdos novos, novos questionamentos  em um novo contexto do mundo e da sociedade”.

Já o Diretor do Espaço Tim UFMG do Conhecimento Bernardo Jefferson, alerta que “o professor deve estar atendo ao que tem fora, mas o lugar de sistematização é na escola”, ressaltou.

O programa também mostra alunos e professores da Escola Estadual de Melo Viana, do município de Esmeraldas, há 60 km de Belo Horizonte, participando de um projeto interdisciplinar idealizado pelos professores. Eles fizeram uma visita educativa ao Espaço Tim UFMG do Conhecimento e mostraram a possibilidade de ampliação cultural proporcionada pela visita.

Programa apresentará fotos dos estudantes em diferentes espaços do conhecimento. Foto: Arquivo ACS/SEE

Outra novidade nesta edição é  a participação pelas redes sociais, de escolas estaduais de várias regiões de Minas Gerais.  Professores e diretores compartilharam pelo facebook da Secretaria de Educação e pelo e-mail do Roda de Conversa, fotos de visitas a espaços não-formais do conhecimento. As imagens das mais diversas selecionadas pela equipe do programa,vão desde lugares convencionais, como museus, igrejas, zoológicos, parques e praças, passando por outros bem   inusitados como um açougue e até mesmo a cantina da própria escola.

Tá na Roda!

O programa que é idealizado pela Magistra em parceria com a Assessoria de Comunicação Social da Secretaria de Estado de Educação, tem como mediador o jornalista Marcílio Lana, chefe da Assessoria. Durante 52 minutos, o debate de temas pertinentes ao cotidiano escolar sob a perspectiva pedagógica norteiam o programa que  é veiculado pelo Canal Minas Saúde  e exibido às segundas-feiras  às 11h30 e às 17h30 com reprises às quartas, também em dois horários, às 11h30 e às 18h.

Também é disponibilizado para download no Canal YouTube da Magistra e na página do Centro de Referência Virtual do Professor (CRV).

O programa também é aberto à participação do público, basta enviar  sugestões de temas ou comentários para magistra.rodadeconversa@educacao.mg.gov.br  ou ligar no  (31) 3379-8289.

Enviar para impressão