No ano passado, três escolas estaduais de Minas representaram o Brasil em um evento na Índia
Escolas públicas e privadas que ofertam a educação básica podem inscrever os seus alunos na ‘Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras’. A inscrição deve ser realizada pela própria escola no site , até o dia 02 de abril de 2013. A Olimpíada visa estimular o interesse dos jovens pela Matemática a partir do trabalho colaborativo na solução de problemas. Em 2012, três escolas da rede estadual que participaram da Olimpíada, tiveram a oportunidade de representar o Brasil em uma competição internacional na Índia.
A competição tem foco nos alunos do 4º ano do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio. Para a inscrição, a escola deve preencher um formulário disponível no site da Olimpíada. A escola deverá informar se é da rede pública ou privada, pois o valor da taxa de inscrição varia de acordo com o perfil. Para as escolas da rede pública a inscrição R$65 e para a rede privada é de R$165. A taxa será utilizada para a tradução das provas. Só após a identificação da rede a inscrição será liberada.
A inscrição será validada somente após o pagamento da taxa. Identificado o pagamento a coordenação da Olimpíada enviará um e-mail de confirmação para os e-mails cadastrados (responsável e escola).
Caso a escola não receba a confirmação no prazo de dois dias úteis ou tenha dúvidas sobre a ‘Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras’, ela deverá entrar em contato com a coordenação do torneio, pelo e-mail: redepoc@gmail.com.
Na edição deste ano, a prova está da Olimpíada está prevista para o dia 05 de abril e será a mesma aplicada em todos os países participantes. A avaliação será composta por exercícios que estimulam a imaginação, a racionalização e a formalização de situações cotidianas. O tempo estimado para a realização do concurso é de 50 minutos para o ensino fundamental e de uma hora e meia para o ensino médio.
No Brasil e na América Latina, a organização do torneio está sob a responsabilidade da Rede de programa de Olimpíada do Conhecimento (Rede POC).
Competição na Índia
Em dezembro de 2012, as escolas estaduais Antônio Miranda, no Norte de Minas, Raulino Pacheco e Professora Francisca Pereira Rodrigues – ambas na Zona da Mata, participaram da‘QUANTA 2012 18th International Competition for Science, Mathematics, Mental Ability and Electronics’, realizada na Índia.
O torneio é composto por várias provas como debate sobre um tema científico em inglês, a construção de escultura com sucata eletrônica, quizzes de Ciências, Matemática e Problemas de Lógica também na Língua Inglesa e o projeto para construção de um barco autocontrolado. Participam da competição cerca de 50 mil alunos matriculados nos ensinos fundamental e médio de vários países.