Parceria entre Estado e municípios já conta com a adesão de 845 cidades

A adesão dos municípios ao Programa de Intervenção Pedagógica (PIP) está próxima da totalidade. Em Minas, 845 cidades vão implementar nas escolas municipais a iniciativa que é desenvolvida na rede estadual de ensino desde 2007 e atende a cerca de 1,3 milhão de estudantes. Com o PIP Municipal, mais de 850 mil alunos serão beneficiados nas escolas municipais. A partir de 2013, portanto, o Programa chegará a mais de dois milhões de alunos do ensino fundamental. No período de 18 a 27 de março, essa expansão do PIP tem o seu lançamento em seis polos do Estado.

Os últimos municípios a aderirem ao Programa da SEE, foram Guaranésia, São Gonçalo do Sapucaí e Nepomuceno, no Sul do Estado. A adesão dessas cidades ocorreu nesta quarta-feira (20/03). Já o município de Governador Valadares, na região do Vale do Rio Doce, fez a adesão na última segunda-feira (19/03).

Até o próximo dia 27, a Secretaria de Estado de Educação realiza o lançamento do PIP Municipal e a capacitação de educadores municipais. Cerca de 1.750 profissionais da educação participam de oficinas nas quais são orientados sobre a metodologia do Programa, o plano de intervenção pedagógica da escola, a alfabetização e letramento no ciclo da alfabetização e estudos de caso.

Nna última quarta-feira, o lançamento ocorreu em Varginha. Prefeitos, secretários municipais e educadores dos 161 municípios que fizeram adesão ao Programa participam da cerimônia. Os próximos lançamentos ocorrerão no polo Triângulo Mineiro, na cidade de Uberlândia (21/03), no polo Norte de Minas, em Montes Claros (25/03) e no polo Central, em Belo Horizonte (26/06). O PIP Municipal já foi lançado no polo Vale do Rio Doce, na cidade de Governador Valadares (18/03) e no polo Zona da Mata, em Juiz de Fora (19/03).  

“O Estado financiará todas as capacitações, o material didático pedagógico e de apoio. Também ajudará as secretarias municipais no estabelecimento de metas para as escolas. Evidentemente, a autoridade está nas secretarias municipais de educação, pois são elas que coordenarão o processo do PIP nos municípios”, explicou a secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola.

Experiência de sucesso

Presente na rede estadual desde 2007, o PIP é o principal instrumento na consolidação da rede estadual mineira como a melhor etapa inicial da educação básica do país, de acordo com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).  O Programa realiza um trabalho permanente de visita e acompanhamento nas escolas para orientar o plano pedagógico, propor estratégias de intervenção, apoiar pedagogicamente os professores e alunos e, assim, garantir a qualidade do ensino.

Desde que foi criado, o PIP atuou de forma intensa nos anos iniciais do ensino fundamental das escolas estaduais. Devido aos bons resultados apresentados nos últimos anos, o Programa foi ampliado em 2012 para os anos finais do ensino fundamental (6ºao 9º anos) nas escolas estaduais.

Atualmente, a equipe do PIP conta com mais de 2,3 mil profissionais, que atuam tanto no órgão central da Secretaria, em Belo Horizonte, quanto nas sedes de cada uma das 47 Superintendências Regionais de Ensino. Esses educadores visitam as escolas, trabalham com os diretores e gestores escolares, visitam as salas de aula, identificam alunos de baixo desempenho e trabalham com eles.

O acompanhamento das escolas acontece de acordo com a necessidade. Escolas que apresentam resultados mais baixos nas avaliações educacionais, por exemplo, recebem um acompanhamento mais frequente, com visitas semanais, enquanto aquelas que já conseguiram alcançar índices mais altos são visitadas em períodos mais espaçados. Só em 2012, foram feitas quase 50 mil visitas de profissionais da educação em escolas da rede estadual.

Enviar para impressão