Forpaz esteve entre as iniciativas discutidas no encontro

As ações promovidas por Minas Gerais na promoção da cultura da paz têm atraído a curiosidade de outros estados brasileiros. Nesta terça-feira (19-03), a secretária adjunta de Estado de Educação, Sueli Pires, se reuniu com o superintendente de Promoção da Cultura da Paz do estado de Alagoas, Adalberon Sá Júnior, para trocar experiências no âmbito da promoção da paz.

“O governo de Alagoas está interessado em saber como os órgãos mineiros, em especial a Secretaria de Estado de Educação, atuam na promoção da paz. Então, nos fizemos um relato completo de todas as ações que têm sido desenvolvidas pela Secretaria de Educação em parceria com as outras secretarias e órgãos do governo”, afirmou Sueli Pires.

Entre as ações desenvolvidas pela Secretaria, a que mais chamou a atenção do representante de Alagoas foi o Fórum Regional de Promoção da Paz Escolar e de Articulação em Rede (Forpaz). Objetivos, metodologia e ações já realizadas no âmbito do Fórum, que visa fomentar a articulação em rede para a prevenção e resolução de problemas relacionados à violência que afetam o ambiente escolar foram apresentadas durante a reunião.

“O Forpaz despertou a nossa curiosidade. Vamos conhecer de que forma a Secretaria faz o Fórum para que possamos reproduzir no nosso Estado. Também estamos oferecendo as iniciativas que desenvolvemos em Alagoas para que possamos trocar cada vez mais experiências”, ressaltou Adalberon Sá Júnior.

Governo de Minas e de Alagoas trocam experiências com foco na promoção da paz escolar. Foto: Geaine Nogueira

Há cerca de um ano Alagoas desenvolve o ‘Programa de Educação para a Paz’. A iniciativa, que está sendo implantada de forma gradativa, é desenvolvida em parceria com as redes municipais e tem como foco os estudantes do ensino fundamental. Além de ofertar material didático para as escolas, o governo alagoano capacita os professores e realiza a sensibilização da comunidade escolar, sempre com foco na educação emocional dos estudantes.

Segundo o superintendente de Promoção da Cultura da Paz do estado de Alagoas, a reunião de hoje marcou o início de uma parceria entre os estados de Minas Gerais e Alagoas. “Nasce aqui uma parceria importante no desenho de promover a cultura de paz a partir das escolas. Esperamos que a realidade de um estado fortaleça o outro nessa troca de experiências”, conclui o represente de Alagoas, Adalberon Sá Júnior.

Promoção da cultura de paz nas escolas mineiras

Nesta terça-feira (19-03) foi realizada a entrega de certificados da primeira turma de jovens mediadores do projeto ‘Mediação de Conflitos no Ambiente Escolar (Mesc)’. A partir de agora, os jovens certificados irão atuar como multiplicadores das técnicas de mediação em 12 escolas estaduais de Belo Horizonte e região metropolitana, é o que afirma a idealizadora do projeto e Defensora Pública, Francis de O. Rabelo Coutinho. “Eles vão levar a mediação para as escolas com uma linguagem jovem e uma maior interação com os estudantes. Eles serão multiplicadores”, afirma.

Enviar para impressão