Cerca de 350 educadores e parceiros participam da agenda nos últimos dois dias

O Fórum de Promoção da Paz Escolar (Forpaz) terminou hoje a sua edição em Montes Claros, no Norte de Minas. Durante os últimos dois dias, cerca de 350 participantes tiveram a oportunidade de trocar experiências e de conhecer parceiros (órgãos públicos, entidades, pais e comunidade) para a formação de uma rede focada na promoção da paz no ambiente escolar. O evento foi realizado no auditório da Escola Estadual Professor Plínio Ribeiro.

Secretária adjunta de Educação, Sueli Pires, fez a abertura do encontro. Foto Tânia Lopes SRE Montes Claros

 “Este foi um momento privilegiado de troca, integração, debate e diálogo, num empenho coletivo para que se construa uma cultura de paz em nossas comunidades escolares”, destacou o diretor da Superintendência Regional de Ensino de Montes Claros, Robson de Figueiredo. 

A diretora da Escola Estadual Major José Elias, do município de Coração de Jesus, Maria Helena Pires Pereira, destacou importância do Fórum para os profissionais que atuam dentro das escolas. “É uma oportunidade para conhecimento e mudança de atitude nas situações de conflito nas escolas. Este Fórum nos mostra como conduzir estes momentos, através de pequenas ações pautadas na ética, no respeito, transformando os conflitos em oportunidades de aprendizagem, restaurando e promovendo a paz nas escolas”.

Entre os pontos positivos do Fórum apontado pelos educadores esteve uma iniciativa de trabalho proposta pela Promotoria Pública. “A Promotoria Pública propôs a implantação de um projeto piloto em dez escolas públicas de Montes Claros. A ideia é fazer um trabalho de prevenção dos conflitos existentes no ambiente escolar a partir da revisão dos Regimentos Escolares com orientação do Ministério Público”, pontuou a diretora da Escola Estadual Cristina Guimarães, no município de Montes Claros, Andréa Mameluk.

A diretora da Escola Estadual Cristina Guimarães, Andréa Mameluk, e o coordenador do Jovem Construindo a Cidadania (JCC), cabo Jair Santos. Foto: Maria Edileuza Lopes de Almeida / SRE Montes Claros

A Polícia Militar esteve entre os parceiros presentes no Fórum. O órgão já desenvolve inciativas com escolas da rede estadual, como o ‘Jovem Construindo a Cidadania (JCC)’. “Espero que outros encontros sejam promovidos com as instituições e entidades para fortalecimento da formação da Rede Forpaz”, desejou o coordenador do projeto, cabo Jair Santos.

Agenda no Norte

Nesta quarta-feira o Fórum de Promoção da Paz Escolar está sendo realizado em Januária. Amanhã, o Forpaz continua na regional, mas também inicia sua edição em Janaúba, último destino agendado para o Fórum na região. Nos últimos dias 11 e 12, o Forpaz iniciou sua jornada pelo Norte com a edição de Pirapora.
 
Leia mais:

Superintendência de Pirapora realiza primeiro Forpaz do Norte de Minas

 

Enviar para impressão