São ofertadas 50 mil vagas no Programa de Educação Profissional e no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico

A Secretaria de Estado de Educação (SEE) divulgou nesta sexta-feira (08-03) o resultado do processo seletivo para os cursos técnicos do Programa de Educação Profissional (PEP) e do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec). Para 2013, são oferecidas quase 50 mil vagas em diferentes cursos, sendo 30 mil pelo PEP e mais de 18 mil pelo Pronatec. O resultado está disponível no site do Programa.

Para acessar o resultado, o candidato deve acessar o site do Programa e informar os dados solicitados.

Após a divulgação do resultado, o próximo passo é o procedimento de matrícula. Os candidatos aprovados devem ficar atentos aos prazos, que ainda serão divulgados pela Secretaria. “Com a divulgação do resultado, a Secretaria inicia, imediatamente, a assinatura dos contratos com as instituições. Após a assinatura dos contratos as matrículas são liberadas e então divulgaremos as datas e locais das matriculas”, afirma o superintendente de Desenvolvimento de Educação Profissional,Rafael Morais.

São ofertadas 50 mil vagas no PEP e no Pronatec. Foto: Arquivo ACS/SEE

O candidato que ao acessar o resultado estiver sido classificado como excedente também deverá ficar atento às listagens, pois poderão ser convocados nas próximas chamadas.

Matrícula

Para se matricular no curso, o aprovado deve se dirigir à instituição de ensino credenciada, munido de documentos como: histórico escolar, comprovando a escolaridade requerida para ingresso no PEP ou declaração de conclusão do ensino médio (validade 30 dias); certidão de nascimento ou casamento; CPF; carteira de identidade; título eleitoral e comprovante de quitação com o serviço eleitoral, para maiores de 18 anos; comprovante de quitação com o serviço militar, se maior de 18 anos – sexo masculino; uma foto 3x4 recente e comprovante de residência, entre outros.

Educação Profissional

Na 7ª edição do PEP, foram 128.371 inscritos que concorreram a uma das cerca de 30 mil vagas. Os cursos ofertados pelo Programa estarão presentes em 83 municípios mineiros. No PEP, a Secretaria assume o pagamento integral do curso, o que inclui o material didático. Os cursos são ofertados por instituições que integram a Rede Mineira de Formação Profissional Técnica de Nível Médio.


Já o Pronatec que, em Minas, é coordenado pela Secretaria de Estado de Educação, atraiu o interesse de quase 30 mil candidatos. São vagas em 42 diferentes cursos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai /MG) e no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac / MG). Para esta edição, o Programa vai contemplar 77 municípios mineiros.

Enviar para impressão