Provas serão aplicadas neste sábado para mais de 800 alunos de escolas estaduais

Neste sábado (02-03), mais de 800 alunos da rede estadual de ensino de Minas Gerais farão as provas da segunda fase do ‘Desafio National Geographic ‘Viagem do Conhecimento’, iniciativa promovida pela Editora Abril e que tem o apoio da Petrobrás. Em todo o país, 20.971 estudantes foram classificados para a segunda fase.

A segunda fase consiste em uma prova de múltipla escolha composta por 25 questões mais uma dissertativa. A avaliação tem duração máxima de três horas e é aplicada em uma das escolas credenciadas. Os gabaritos serão divulgados no dia 12 de março.

Para se preparar para avaliação, a aluna do 9º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Modesto Antônio de Oliveira, em Capitólio, Letícia Goulart Gonçalves, acompanha o noticiário e aposta na leitura de diferentes textos. “Eu procuro ler muito e assistir a programas com foco na atualidade, porque isso também será cobrado na prova. Vou dar o meu melhor para me sobressair na avaliação”, afirma Letícia Goulart Gonçalves.

Na Escola Estadual Modesto Antônio de Oliveira cerca de 30 alunos farão a prova. Foto: Arquivo Escola 

Segundo o professor de Geografia da escola, Luiz Carlos Alves, cerca de 30 estudantes dos ensinos fundamental e médio da escola farão a avaliação neste sábado. O educador conta como os alunos são incentivados a participar da competição. “Na escola mostramos as oportunidades e as premiações. Também falamos da importância de participar desse tipo de competição”, afirma Luiz Carlos Alves.

A ‘Viagem do Conhecimento’ é organizada em três fases seletivas, e é direcionada a escolas públicas e particulares de todo o Brasil. O público é composto por alunos regularmente matriculados no 8º e 9º ano do Ensino Fundamento, e do 1º ano do Ensino Médio.

Fase final e premiação

Os estudantes que se destacarem na segunda fase da competição recebem como premiação uma viagem que se estende a um responsável legal e ao professor que cadastrou a escola no início do concurso.

De 24 a 26 de abril de 2013, os finalistas fazem mais duas avaliações: uma de múltipla escolha e outra dissertativa, após trabalho de campo. Enquanto isso, seus pais e professores cumprem uma intensa agenda de visitas a espaços culturais. A cerimônia de premiação acontecerá na noite de 26 de abril de 2013.

Enviar para impressão