Fórum de Promoção da Paz Escolar e de Articulação em Rede será realizado entre os dias 11 e 15 de março nas SREs de Janaúba, Pirapora, Montes Claros e Januária
Entre os dias 11 e 15 de março, o Fórum de Promoção da Paz Escolar e de Articulação em Rede (Forpaz) será realizado em quatro Superintendências Regionais de Ensino (SREs) da região Norte de Minas. São esperados cerca de 350 participantes nas SREs de Janaúba, Pirapora, Montes Claros e Januária. Em todas, os preparativos e a sensibilização inicial já começaram.
Na Superintendência Regional de Ensino de Pirapora, por exemplo, foi realizada nesta terça-feira (26-02) uma reunião com diferentes representantes para apresentação do Fórum, é o que conta a analista educacional e organizadora do Forpaz na regional, Marlene Antunes Dias. “Estamos em um momento de mobilizar parceiros, tanto para organização quanto para o trabalho proposto. Convidamos para reunião representantes da Defensoria Pública, da Polícia Militar, entre outros”.
Em cada uma das quatro Superintendências, o Forpaz será realizado em dois momentos. O primeiro contará com palestras, apresentações de iniciativas de promoção da paz desenvolvidas em escolas estaduais, entre outros. Já a segunda etapa do encontro será voltada para mediação de conflitos.

Mediação de Conflitos no Ambiente Escolar (MESC)
Na última sexta-feira (22-02), representantes das Superintendências Regionais de Ensino de Janaúba, Pirapora, Montes Claros e Januária participaram de um encontro em Belo Horizonte para conhecer, entre outras coisas, o projeto Mediação de Conflitos no Ambiente Escolar (MESC). A iniciativa tem entre seus objetivos criar uma metodologia aplicada à comunidade escolar, para utilizar a técnica da mediação de conflitos dentro da escola, como instrumento pacificador.
Forpaz
O objetivo do Fórum é fomentar a articulação em rede para a prevenção e resolução de problemas relacionados à violência no ambiente escolar. Nos Fóruns Regionais, educadores e diretores são estimulados a identificar possíveis parceiros na comunidade local, além de serem capacitados a levar a mediação de conflitos para dentro das escolas da rede pública. Atualmente, 22 instituições, organizações, entidades e órgãos atuam junto ao ForPaz, criado em 2007 pela Defensoria Pública de Minas Gerais, e adotado pela Secretaria de Estado de Educação em 2012.
Em 2012, o Forpaz viajou por seis regiões do Estado com o intuito de sensibilizar e capacitar professores. Ao todo, cerca de 2,5 mil educadores pertencentes a 30 Superintendências Regionais de Ensino (SRE), das 47 existentes em Minas Gerais, se reuniram com defensores públicos, promotores, catedráticos, representantes da sociedade civil, juízes e parlamentares para debater o tema da violência nas escolas, os caminhos possíveis para a mediação de conflitos, além de discutirem a importância das escolas buscarem parceiros nesta tarefa.