Essas vagas serão ofertadas em escolas de oito municípios

A Superintendência Regional de Ensino de Varginha, no Sul do Estado, ofertará, em 2013, cerca de 320 novas vagas no Curso Normal. Essa modalidade de ensino visa capacitar profissionais para atuarem na educação infantil dos municípios.

Para alinhar as ações do curso, a Diretoria Educacional da SRE realizará, nesta quinta-feira, uma reunião com os diretores das oito escolas estaduais que ofertarão a iniciativa em municípios da região.

Reunião com educadores das escolas e inspetores do Projeto Reinventando o Ensino Médio para a socialização e alinhamento de atividades. Foto: Arquivo SRE Varginha

A oferta do curso Normal se dará de duas formas: a integrada, em que o estudante que possui o ensino fundamental tem a possibilidade de cursar o ensino médio e ao mesmo tempo recebe a formação para atuar na educação infantil. Nesse caso, o curso tem duração de quatro anos. Já a modalidade de aproveitamento de estudos é destinada ao aluno que possui formação no ensino médio, mas deseja ter habilitação para trabalhar como educador infantil. Nessa situação, o curso tem duração de um ano e seis meses.

“Nossa regional possui 28 municípios, mas oito deles possuem demanda para a educação infantil, por isso autorizamos a abertura de novas turmas nas escolas”, explicou a analista educacional da Superintendência, Eliane Dias.

Em 2012, cerca de 400 alunos concluíram o Curso normal em escolas da Superintendência e outros 100 estão com o curso em andamento.

Ensino médio

O ano letivo de 2013 também começa com novidades para o ensino médio em três escolas da regional. As escolas estaduais: Godofredo Rangel (Três Corações), Deputado Domingos de Figueiredo (Varginha) e Doutor Emílio da Silveira (Alfenas), passam a ofertar o projeto Reinventando o Ensino Médio para cerca de 800 alunos. Na região, as escolas optaram por três áreas de empregabilidade, sendo elas: Empreendedorismo e Gestão; Tecnologia da Informação e Turismo.

Após o Carnaval, as escolas participantes do projeto realizarão um seminário de percurso para os alunos, no qual eles serão apresentados às áreas de empregabilidade e poderão escolher a de seu interesse.

Enviar para impressão