Escola comemora o primeiro aniversário nesta sábado (02-02)

Neste sábado (02-02), a Magistra – Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores - completa um ano de funcionamento. A instituição, que é o espaço destinado à formação continuada e desenvolvimento dos profissionais da educação do Estado, foi criada pela Lei Delegada nº 180, de 20 de janeiro de 2011.

Para a diretora da Magistra, Ângela Dalben, a Escola enfrentou alguns desafios, mas o balanço foi positivo. “No primeiro ano da Escola enfrentamos alguns desafios e entre eles esteve a divulgação da Magistra. Fizemos um grande esforço para fazer com que os professores tomassem conhecimento da Escola e aderissem ao seu projeto e objetivo. Além disso, em Minas Gerais, são cerca de 160 mil educadores e temos que trabalhar em escala, atendendo as necessidades de todos eles”, afirma 

Em 2012, Magistra capacitou mais de 22 mil educadores. Foto: Hudson Menezes

Em seu primeiro ano, a Magistra capacitou mais de 22 mil servidores em parceria com diferentes setores da Secretaria de Estado de Educação. Além disso, também foram realizadas diferentes ações, como o ‘I Congresso de Práticas Educacionais da Rede Pública do Estado de Minas Gerais’ que contou com a participação de aproximadamente de 600 educadores de todo o Estado. Na oportunidade, os participantes puderam trocar experiências e apresentar as práticas pedagógicas exitosas que desenvolvem em diferentes áreas, como sustentabilidade, cultura e leitura. Já o ‘Encontro de Formação de Inspetores’ teve por objetivo refletir sobre o papel, as funções e formas de atuação desses profissionais. O evento reuniu cerca de 900 inspetores.

Novidades em 2013

Em 2013, a Magistra irá apresentar aos educadores um leque maior de opções de cursos e de encontros é o que explica Ângela Dalben. “Entre as ações deste ano, está a realização de um encontro com professores para o Ensino do Uso da Biblioteca, a capacitação de especialistas da Região Metropolitana de Belo Horizonte e ainda a realização de um curso introdutório para os novos servidores da educação. Além disso, vamos ter um catálogo com novos cursos”, conclui.

Comemoração

Para comemorar o primeiro ano de funcionamento da Escola, será realizada, entre os dias 18 e 22 de fevereiro, uma série de eventos envolvendo educadores de todo o Estado. Durante essa semana, será realizado o ‘Encontro para Professores para o Ensino do Uso da Biblioteca nas Escolas da Rede Pública do Estado de Minas Gerais’. O objetivo do encontro é reunir professores para socializar, dar visibilidade e trocar experiências das práticas desenvolvidas junto às bibliotecas escolares.

A programação completa da semana de comemoração do aniversário da Magistra contará, ainda, com mesas redondas, palestras com pesquisadores convidados, apresentação de trabalhos, além de mini-cursos e oficinas ministrados por especialistas.

Museu Ana Maria Casasanta Peixoto é uma das opções que a Magistra oferece para os educadores. Foto: Osvaldo Afonso Secom/MG

Espaços da Educação

A Magistra abriga o Museu Ana Maria Casasanta Peixoto. Com um acervo de cerca de 6 mil peças, o Museu tem por objetivo difundir o conhecimento sobre a história da educação mineira.  O espaço está aberto ao público de terça a sexta-feira, das 8h às 16 horas. A entrada é gratuita.

A Magistra abriga ainda outros espaços destinados a conservar a memória da educação mineira, como o Museu Pedagógico e Laboratório Leopoldo Cathoud e a Biblioteca Bartolomeu Campos Queirós são alguns deles.

Roda de Conversa

Idealizado pela Magistra, em parceria com a Assessoria de Comunicação Social da Secretaria de Estado de Educação, o Roda de Conversa é um programa de televisão que discute temas do cotidiano escolar sob a perspectiva pedagógica. Em 2012, foram transmitidos seis programas.

Ampliação

Terá início este mês na Magistra, a obra de construção de um auditório com capacidade para 610 pessoas. O novo empreendimento será construído em uma área de 5 mil m². A obra vai demandar investimento de R$ 10,9 milhões e inclui ainda a construção de um estacionamento no entorno do auditório e salas de treinamento — que deverão ser destinadas a capacitações realizadas pela Escola.

Enviar para impressão