Professores e demais profissionais da educação se reúnem para o planejamento das atividades de 2013
As aulas só começam no próximo dia 04, mas desde hoje professores, diretores e demais funcionários se reúnem nas 3.703 escolas estaduais para darem início ao Ano Escolar. De acordo com o calendário de 2013, o Ano Escolar consta de seis datas e é utilizado para o planejamento e formação continuada dos profissionais da educação. Nesses dias não há aulas para os estudantes.
“No dia 1º de fevereiro as escolas se preparam com a organização das turmas para receber os alunos no início do ano letivo, marcado para o dia 04. Já as demais datas são utilizadas para a realização do Conselho de Classe, rever as dificuldades dos alunos, planejar ou replanejar alguma atividade, de acordo com o andamento do ano letivo”, explica a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Raquel Elizabete de Souza Santos.
Três desses dias possuem data fixa. Além do dia 1º de fevereiro, 18 e 19 de dezembro são os dias já estabelecidos no calendário. Os outros três dias serão definidos pelas escolas estaduais, em conjunto com as Superintendências Regionais de Ensino das quais fazem parte.
No Instituto de Educação de Minas Gerais, uma das maiores escolas do Estado, o dia 1º de fevereiro vai reunir cerca de 500 profissionais da educação entre professores, especialistas e demais cargos. “Estamos distribuindo as turmas entre os professores e discutindo as mudanças que impactaram a rotina profissional dos educadores como a implantação da jornada de 1/3 (LINK)”, explica o diretor da escola, Orivaldo Diogo. Em virtude do grande número de servidores, a escola também realizará uma reunião com os educadores no sábado.
O Instituto de Educação atende, aproximadamente, 5,5 mil alunos dos ensinos fundamental e médio.