Eurídes Lemos Morais da Cunha recebeu o título de Cidadã Honorária de Belo Horizonte
O trabalho exemplar desenvolvido em escolas mineiras rendeu à professora, Eurídes Lemos Morais da Cunha, o título de Cidadania Honorária de Belo Horizonte. Nascida no município de São José das Troqueiras, a educadora iniciou seu trabalho na capital mineira em 1987. O título foi concedido pela Câmara Municipal de Belo Horizonte e entregue na última quarta-feira (19-12).
A educadora já atuou em seis escolas estaduais e atualmente é professora do ensino do Uso da Biblioteca, na Escola Estadual Emília Cerdeira, em Belo Horizonte. Nessa escola ela desenvolve um projeto voltado para leitura e outra iniciativa que visa a destinação correta do óleo de cozinha e de pilhas. Além da coleta e reciclagem de papel e papelões.

“Na escola temos uma única árvore e é nela que desenvolvemos o projeto ‘Poesia ao pé da árvore’, que visa discutir com os alunos temas atuais e a questão da preservação ambiental. É nessa árvore também que realizamos um trabalho de conscientização e ressaltamos a importância de não jogar papel no chão, entre outras coisas”. Ainda segundo a Eurídes Lemos Morais da Cunha, as iniciativas também pretendem aproximar cada vez mais a família da escola. “Na escola também incentivamos a destinação correta do óleo de cozinha. Fizemos uma parceria com a empresa que recolhe o óleo que é doado pelos pais e alunos. O projeto tem a intenção de trazer cada vez mais os pais para dentro da escola, por isso, é um trabalho que envolve toda comunidade escolar”, acrescenta.
Para Eurídes o título de cidadã honorária simboliza o reconhecimento do seu esforço. “É o coroamento do meu trabalho. Creio que tenha recebido o título pelo trabalho socioambiental que desenvolvo na escola. Além disso, sou membro da Agenda 21 de Minas Gerais. A titulação me incentiva a continuar trabalhando cada vez mais”.

Título de Cidadão Honorário
Na Câmara Municipal de Belo Horizonte, o instrumento que regulariza a concessão de título de Cidadão Honorário, de Diploma de Honra ao Mérito, de Comenda de Mérito Artístico e de Diploma de Mérito Desportivo é a Resolução nº 1860, de 1º de outubro de 1993 . Segundo o documento, a Câmara poderá homenagear as pessoas naturais, vivas ou mortas, e as pessoas jurídicas que tenham prestado ao Município serviços de relevância ou que se tenham destacado em áreas de atuação de interesse coletivo.